Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de outubro de 2024

Vila Velha de Ródão convida população a participar no "Dia Nacional das Acessibilidades"

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Município de Vila Velha de Ródão associa-se à celebração do Dia Nacional das Acessibilidades, que se assinala a 20 de outubro, através da promoção duma ação de sensibilização para a identificação dos obstáculos à acessibilidade no concelho, para a qual desafia os munícipes a participar e a ajudar a tornar o município mais inclusivo e acessível.

Para o efeito, entre 20 e 31 de outubro, vai ser disponibilizado um formulário online no site e nas redes sociais da autarquia, assim como em formato papel na Casa de Artes e Cultura do Tejo, através do qual se pede a colaboração dos munícipes para a identificação dos “pontos negros” no que respeita à acessibilidade que encontram na sua rua ou localidade.

Passadeiras mal rebaixadas; rampas de acesso com mais de 6% de inclinação; edifícios sem acessibilidade; passeios sem manutenção, com buracos ou obstáculos à circulação; casas de banho não adaptadas e sem espaço de circulação ou balcões não rebaixados, são alguns dos obstáculos mais comuns e que se pede que sejam identificados, inclusive através do envio de uma fotografia do local.

“O nosso objetivo é dar início a um levantamento aprofundado dos obstáculos à acessibilidade que existem no concelho, de forma a podermos planear uma intervenção que, no longo prazo, permita resolver os problemas identificados e torne o concelho mais acessível e inclusivo para todos aqueles que têm dificuldades motoras, o que inclui não apenas as pessoas com deficiência motora, mas também a população idosa, quem utiliza carrinhos de bebé ou quem tem mobilidade reduzida permanente ou temporária”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, apelando à participação de todos nesta iniciativa.

Promovido pela Associação Salvador e promulgado pela Assembleia da República em 2021, o Dia Nacional das Acessibilidades visa alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora. Para assinalar a data, a Associação Salvador organiza todos os anos um conjunto de iniciativas e ações, às quais a autarquia rodanense se associa pela primeira vez. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!