Sertã recebeu 1º Summit Turismo Centro de Portugal com uma agenda estratégica e inovadora

A Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu ontem, no concelho da Sertã, os protagonistas regionais do setor do turismo, num debate estratégico sobre o futuro da atividade turística no território. De forma inédita, o 1.º Summit Turismo Centro de Portugal juntou um total de 22 entidades, que definiram estratégias conjuntas de articulação entre todas as entidades, face ao novo quadro de financiamento comunitário.

  • Economia
  • Publicado: 2024-10-17 20:58
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A sessão de abertura do evento contou com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Programa Regional do Centro 2030 e Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal. Durante todo o dia, os diversos interlocutores da região – entre Comunidades Intermunicipais, PROVEREs e Programas de Revitalização – tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos, num total de 19 planos de ação, através dos respetivos presidentes, secretários executivos e coordenadores. 

Na sessão de encerramento, Raul Almeida foi acompanhado por Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal. O encontro culminou com um jantar-conferência, em que o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, apresentou reflexões sobre o presente e o futuro do turismo nacional. 

“Este foi um dia muito importante para a Turismo Centro de Portugal e para todas as entidades que participaram neste encontro. Este primeiro Summit foi um marco essencial para unirmos esforços e projetarmos o futuro do turismo na região”, explica Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “Como esperávamos, foi um encontro extremamente útil, em que todos tiveram a oportunidade de contribuir, com propostas concretas, para uma discussão que foi muito rica e produtiva e de onde saíram estratégias comuns e complementares. Estamos certos de que este foi o primeiro de muitos encontros regulares, no sentido de consolidarmos uma visão conjunta e um modelo de governança que garanta complementaridade”, acrescenta.

Além da Turismo Centro de Portugal, estiveram representadas as seguintes instituições e/ou projetos: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Turismo de Portugal; Agência de Promoção Regional do Centro de Portugal; 7 Comunidades Intermunicipais (Beira Baixa; Beiras e Serra da Estrela; Médio Tejo; Oeste; Região de Coimbra; Região de Leiria e Viseu Dão Lafões); 9 PROVERE - Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Aldeias de Montanha; Aldeias do Xisto; Aldeias Históricas de Portugal; Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro; iNature & Geoparks 2030; Náutica do Centro de Portugal; Portugal Romano; Queijos do Centro de Portugal; Valorização dos Territórios Termais); 2 Planos de Revitalização (do Pinhal Interior e do Parque Natural da Serra da Estrela)

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB