Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 19 de outubro de 2024

Castelo Branco: Parceria apoia 16 famílias em situação vulnerável

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) de Castelo Branco, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome de Castelo Branco, prestou suporte pontual a 23 pessoas este passado mês de Setembro e apoia atualmente, e de forma contínua, 16 agregados familiares em situação de vulnerabilidade no concelho de Castelo Branco. 

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, este apoio é fornecido mensalmente através da entrega de cabazes alimentares nas instalações da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD), após uma avaliação técnica rigorosa realizada pela equipa do projeto. O objetivo é garantir que os alimentos cheguem de forma organizada e eficaz às pessoas que mais precisam, promovendo a inclusão e o combate à pobreza.

Relativamente às condições de admissão para o apoio alimentar, as famílias terão de se encontrar em situação de carência económica comprovada mediante a apresentação e entrega de documentos. 

A inscrição é realizada pela equipa do CLDS 5G de Castelo Branco, quer por atendimento direto ao/à beneficiário/a, quer através de encaminhamento de outra entidade ou pelo próprio Banco Alimentar.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Castelo Branco, que desempenha um papel central na região, distribui produtos alimentares através da celebração de acordos com 17 instituições locais, essenciais para a manutenção das operações de apoio a famílias carenciadas. Esta colaboração reforça a rede de solidariedade do concelho e é complementada por campanhas de recolha de alimentos das quais a ALAD participa todos os anos.

O CLDS 5G de Castelo Branco, coordenado pela ALAD, tem uma missão mais ampla de promover a coesão social e o desenvolvimento local, crucial para a comunidade. Por isso, oprojeto atua em quatro eixos estratégicos, que incluem a promoção do emprego, o apoio a grupos em risco de exclusão social e o envelhecimento ativo. Através desta abordagem, o CLDS 5G de Castelo Branco não só entrega alimentos, mas também oferece acompanhamento técnico e social para melhorar as condições de vida das famílias assistidas, promovendo a sua autonomia e inserção social, e elabora, sempre que necessário, o encaminhamento e a articulação com outras respostas sociais. 

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!