No âmbito da política de prevenção florestal na Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), foi aprovada, por unanimidade dos presentes, na última reunião de câmara de 18 de Outubro, a aquisição de serviços para a instalação de quatro Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustível (MPGC) naquela Reserva.
De referir que a rede MPGC intenta reduzir o material vegetal e lenhoso, de modo a aumentar a resiliência aos incêndios rurais, condicionar o comportamento e a propagação de um incêndio, minimizar o impacto dos incêndios na paisagem, restabelecer o potencial produtivo e dificultar a propagação do fogo, tanto na vertical como na horizontal ao longo dos diferentes estratos.
Com este tipo de intervenção, pretende-se dificultar a propagação do fogo, diminuir a sua intensidade, diminuir a inflamabilidade dos combustíveis e, principalmente, reduzir o perigo de incêndio. As ações a implementar incidem na limpeza de povoamentos de combustível, reduzindo as densidades, os matos, as desramações, as podas e a diversificação e composição das espécies florestais com promoção de folhosas existentes para garantir a sustentabilidade da paisagem no futuro.
Os serviços serão prestados na área do Município de Penamacor, nomeadamente na área protegida da RNSM em 221,51 hectares, e têm um custo associado de cerca de 400 mil euros mais IVA. O concurso público para esta aquisição de serviços foi realizado no âmbito de uma candidatura aos Programas de Desenvolvimento Rural (PDR), financiados pelos fundos europeus estruturais de financiamento (FEEI).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet