A terceira edição da Covilhã Creative Week decorrerá na Covilhã, entre os próximos dias 8 e 14 de Novembro. É um dos principais marcos da agenda cultural municipal de 2024 e do Plano de Ação assumido pela Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design.
Nesta sua 3.ª edição, a CCW subordina-se à temática “A Cidade e o Design”, entendendo este último como instrumento fundamental para a humanização dos espaços urbanos e periurbanos, que constituem os imaginários coletivos e partilhados sobre os lugares que se habitam e que se vivem. A cidade é, pois, como livro que melhor narra a história e as transformações operadas “nas” e “pelas” comunidades.
A organização do evento acredita que “Tecer o Futuro” passa por sensibilizar, cada vez mais, os públicos para o desempenho do Design na melhoria da sua qualidade de vida e para a valorização de recursos endógenos do território, seja na promoção da inclusão e da sustentabilidade cultural, social e ambiental, seja na preservação de patrimónios comuns, ou ainda na otimização das condições do habitat de cada um e de todos, no desenvolvimento da mobilidade e na promoção da acessibilidade aos espaços e serviços públicos.
Organizado pelo Município da Covilhã, este evento cultural e educativo foca-se na valorização do Design e das Artes, aliados à Criatividade e à Sustentabilidade.
Decorrerá, essencialmente, entre a Praça do Município, o Centro de Inovação Empresarial da Covilhã e no Teatro Municipal da Covilhã.
A Semana Criativa inicia no dia 8 de novembro (Dia Municipal de Cultura) com várias atividades a decorrer nos Espaços Culturais da Cidade, nomeadamente: Arquivo Municipal, Biblioteca Municipal/Espaço C3D, Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Galeria António Lopes, Museu da Covilhã, Museu de Arte Sacra e Museu do Queijo. Durante a semana serão, também, dinamizadas oficinas com as escolas em parceria com o Município de Óbidos e a Empresa Municipal Óbidos Criativa, que será o Município convidado desta edição.
A Sessão de Abertura oficial do evento está prevista para as 15:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O destaque da Semana vai para a Exposição Design Encaixa, que será exibida na Praça do Município, com curadoria de Vasco Pinho e participação das Escolas Secundárias Frei Heitor Pinto, Campos Melo e Quinta das Palmeiras e das Escolas profissionais Quinta da Lageosa e EPABI. Contará, também com a exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Design da UBI. Este projeto resultou do trabalho desenvolvido no âmbito da iniciativa Desafios Criativos, que juntou as escolas acima descritas e empresas que abrangem várias áreas do Design: Gigarte, Graph Graph & Co., Joalpe, Tecnat e WD Retail.
No seu vasto programa, contam ainda: exposições, concertos, visitas orientadas, performances, palestras, oficinas práticas, ciclo de cinema e conversas, entrecruzando a sua programação com outros importantes eventos da Cidade do Design: o Projeto “Correntes de Arte - Dar Energia à Cultura” (financiado pela ERedes); a Exposição “ O Fio do Barro” no Serra Shopping (resultado da residência artística orientada por Patrícia Oliveira); a Exposição e Apresentação “Do Velho se Faz Novo” no CIEC; a Oficina, Exposição e Cinema Insuflável no âmbito do Projeto Plasticus Maritimus vs Plasticus serranitus (orientada por Ana Pêgo, a ter lugar na Tentadora); o “Industrial - Encontros com a Cidade Fábrica | Desígnios para a Cidade”;o Projeto “Rendilhar o Debuxo” e ainda o desfile de moda Tea&Cheese, promovido pelo MODATEX.
Nos dias 9 e 11 de Novembro, acontecerão as “Conversas com a Cidade” com a participação de designers do projeto “Desafios Criativos – Design Encaixa” e ainda o evento “Design com Sabor”, que contará com a participação de produtores de vinhos e licores, versando-se sobre a identidade gráfica e o design de produto nestas áreas de negócio, seguido de uma prova dos produtos apresentados pelas empresas.
No domingo, 10 de Novembro, estreará o documentário “Covilhã – Terra de Tecidos Memórias e Pessoas” no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, no dia 12 (terça-feira) decorrerá uma conversa sobre Design e Processos Criativos baseados em Materiais Tradicionais na Galeria Luís da Cruz, com a participação da Academia Sénior. Ainda nessa tarde, no Teatro Municipal de Covilhã, será apresentada oficialmente a Trienal Internacional de Design da Covilhã pela Ideias Emergentes – Produção Cultural, CRL, seguida de uma performance com Vivien Tauchmann e de uma conversa sobre o Design e as temáticas da Trienal com os curadores do evento, Vera Sacchetti e Frederico Duarte.
Durante os dias 13 e 14 de Novembro (quarta e quinta-feira) decorrerá o “Industrial - Encontros com a Cidade Fábrica | Desígnios para a Cidade”, constituído por três painéis: “Arte e Património: Da Tradição ao Design”, “Arte e Património: Do Design à Sustentabilidade” e “Os Debuxadores e o Debuxo”, este último com intervenção de debuxadores da Covilhã e de Castanheira de Pera.
À Sessão de Encerramento da Covilhã Creative Week, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho (14 de Novembro) antecederá a Assinatura do Acordo de Geminação com o Município de Castanheira de Pera.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet