O segundo Fórum Iberoamericano de Cidades Criativas vai-se realizar em Castelo Branco, entre os dias 28 e 31 de Outubro, no Centro de Cultura Contemporânea (CCC). Estarão presentes alguns dos maiores especialistas mundiais nesta área, que irão partilhar experiências e boas práticas. O Chile será o país convidado desta edição, que conta com mais de 30 oradores.
A abertura oficial do Fórum está agendada para a próxima 2ªfeira, 28 de Outubro, pelas 10h00. Após um momento ao som da viola beiroa, Luís Santos, do Ministério da Cultura, Hélder Henriques, Coordenador “Castelo Branco Cidade Criativa” e Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, darão as boas-vindas e o mote para os quatro dias de debate. De seguida Ana Carla Fonseca Reis, especialista mundial em Cidades Criativas, irá apresentar o tema “Sete passos para a criatividade e desenvolvimento caminharem juntos”. Filipe Daniel, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha a Nova, e Conceição Henriques, Vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, vão partilhar a sua experiência enquanto responsáveis de Cidades Criativas da Literatura, da Música e de Artesanato, respetivamente. Durante a tarde, Ana Margarida Fernandes, Professora da ESART – IPCB, abordará a temática do bordado de Castelo Branco como herança cultural; já Marcelo Barros, Professor da Universidade Federal de Campina Grande, falará sobre “Artesanato e Media Art na Rede Brasileira de Cidades Criativas”. A fechar o primeiro dia teremos Lorena Pozo, Diretora do Museu do Chapéu de Palha Toquilla de Montecristi (Equador), que contará a experiência de integração da cidade de Montecristi na rede da UNESCO.
A manhã do segundo dia será dedicada ao país convidado: o Chile. Teresa Díaz, Diretora Executiva da Rede Nacional de Territórios Criativos do Chile, irá falar sobre o passado, presente e futuro da rede de Cidades Criativas no Chile. Seguem-se apresentações de representantes de várias Cidades Criativas chilenas: Miguel Ángel Pino Quilodrán (Secretário Executivo do Planeamento do Bicentenário de Chillán 2035), Natalia Echenique Espinoza (Ponto Focal “Concepción Cidade Criativa da Música”), Camila Bolados (Chefe do DIFOI do Governo Regional), María José Mira (Ponto Focal “Frutillar Cidade Criativa da Música”) e Helen Urra (Coordenadora do Departamento de Fomento de Cultura e Artes da Cidade de Los Ríos) irão partilhar a sua vasta experiência. O período da tarde contará com intervenções de António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Cláudia Seabra, Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Deolinda Pereira, Ponto Focal “Castelo Branco Cidade Criativa”. O dia terminará com a apresentação de Cláudia Leite, Vogal do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João.
O terceiro dia do Fórum terá início com a apresentação “A importância do criar saber”, por João Matos Neves, Professor de Design na ESART, Valter Lemos, Presidente da Assembleia-Geral APPACDM de Castelo Branco, irá falar sobre o bordado e o bicho-da-seda, enquanto Rui Borges da Cunha, Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Leiria, terá como tema “Leiria: A Cidade se faz ouvir”. Dante Tomei, Diretor de Projetos e Qualificação na Prefeitura Municipal de João Pessoa (Brasil), falará sobre “Planeamento Estratégico adaptado às Cidades Criativas”; já Marielza Rodriguez, Gestora do Programa do Artesanato Paraibano, irá focar-se no tema “O Artesanato em Renda Renascença como estratégia de Desenvolvimento no Cariri da Paraíba”. A tarde será dedicada a apresentações de Rita Jerónimo (Assessora da Direção da Direção-Geral das Artes), de Eduardo Barroso (da Prefeitura de João Pessoa) e de Sandra Lima (Chefe de Gabinete da Presidência da Belotur, de Belo Horizonte). O dia fecha com a intervenção de Raul Almeida, Presidente do Turismo Centro de Portugal.
O quarto e último dia do Fórum será dedicado à Mostra Criativa de Artesanato e Artes Populares Iberoamericana. Entre as 10h00 e as 16h00, diversos artesãos e artistas ibero-americanos estarão no Centro Cívico e no Quiosque, a partilharem a sua arte com todos aqueles que quiserem juntar-se a este momento. À tarde – e já no Centro de Cultura Contemporânea - Alexandra Rodrigues, Vice-presidente da CCDR Centro, irá apresentar o tema “A importância da criatividade para os programas de investimento na região”. O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, irá fazer um balanço de quatro dias que se esperam intensos e produtivos e, por fim, Marcelo Barros fará o encerramento com uma Performance Musical Interativa.
Ao longo dos quatro dias haverá, também, diversos momentos musicais, interpretados por artistas oriundos das várias Cidades Criativas
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet