A Cooperativa Pinacoteca e Associação Raia Gerações, organizaram no passado dia 19 deste mês de Outubro, uma palestra subordinada ao tema “A Monarquia do Norte de Portugal”, em Caféde.
O orador convidado foi o alcainense, investigador, escritor, filatelista, José Geada Sousa, que se fez acompanhar do representante da Cooperativa Pinacoteca e Associação Raia Gerações, Luís Duque-Vieira e as representantes da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa (ADCR) de Caféde, Cecília Rodrigues e Paula Prata.
Uma das colecções de selos e documentos antigos, refere-se ao ano da instalação da Monarquia do Norte no ano de 1919, regime Monárquico que funcionou entre 19 de Janeiro e 14 de Fevereiro.
A instabilidade política da I República (1910-1926), que teve o período da República Velha (1910-1917) e a República Nova (1918 com Sidónio Pais) e os últimos anos da república recém-instalada (1919-1926), teve 45 Governos, 40 chefias de Governo e 8 Presidentes da República, as várias facções políticas dentro dos partidos políticos. Permitiu que fosse instalada a Monarquia do Norte de Portugal após várias incursões Monárquicas organizadas por Henrique Paiva Couceiro.
O regime da Monarquia do Norte teve como capital o Porto, a moeda era o real português, também chegou-se a cunhar selos, a bandeira que foi hasteada era a bandeira nacional azul e branca, o Hino Nacional era o da Carta de 1834, foi criada a legislação e constituição do novo regime, tinha como Presidente da Junta Militar, o Capitão Henrique Paiva Couceiro, onde se juntaram personalidades do Integralismo Lusitano como Aires de Ornelas, Hipólito Raposo, José Avelar Fróis, António Sardinha, João do Amaral, Luís de Almeida Braga entre outros.
O movimento militar da Monarquia do Norte tentou derrubar em vão Lisboa a partir da Serra de Monsanto, Santarém e Beira Alta.
O Rei Dom Manuel II, exilado em Londres, Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido, não foi a favor da Junta Militar Monárquica, era sim a favor de um referendo nacional em que o cidadão podia escolher a forma de regime, Monárquico ou republicano.
O evento teve o apoio da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde e da ADCR de Caféde.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet