Castelo Branco: Amigos do Museu Tavares Proença Júnior lançam livro “Antiguidades”

A Sociedade dos Amigos do Museu Tavares Proença Júnior (SAMFTJ) com a colaboração da Cooperativa Pinacoteca organizou o Lançamento do Livro de Francisco Tavares Proença Júnior, obra fac-símile de 1903 “Antiguidades”, no dia 19 de Outubro de 2024, no Palácio dos Cardosos (sede da Cooperativa Pinacoteca).

  • Cultura
  • Publicado: 2024-10-27 13:54
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A apresentação foi feita por parte da investigadora, professora, geografa e escritora Maria Adelaide Neto Salvado e do investigador, historiador e arqueólogo Pedro Miguel Salvado.

O evento realizado no Palácio dos Cardosos fez parte de um programa extenso das Jornadas de Arqueologia em Castelo Branco, que se realizaram nos dias 19 e 20 de Outubro de 2024. 

Além de cerca de 5 dezenas de pessoas estiveram presentes, os oradores do evento, o Presidente da Cooperativa Pinacoteca, José Barata de Castilho (Grande Oficial da Instrução Pública, Professor Universitário, pintor e escritor) e o Presidente da SAMFTPJ, Hermann Scheufler (dirigente associativo, empresário e engenheiro).

A obra apresentada “Antiguidades – Resultado de Explorações feitas nos Arredores de Castelo Branco em Setembro e Outubro de 1903” está dívida em três capítulos: Duas Palavras (uma carta de 1882 escrita pelo arqueólogo Dr. Martins Sarmento); O Local (em Castelo Branco na ermida da Nossa Senhora de Mercóles,  Santa Ana e São Martinho); Excavassões (os documentos históricos e arqueológicos encontrados no triângulo (Senhora de Mércoles, Santa Ana e São Martinho).

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB