Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Monsanto recebe “Encontros Med 2024" de 8 a 10 de Novembro Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Monsanto recebe “Encontros Med 2024" de 8 a 10 de Novembro

O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-10-28 23:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

ENCONTROS MED 2024 propõe um mini curso de adufe/framedrums, de 8 a 10 novembro 2024, na Aldeia Histórica de Monsanto, com aulas, apresentações públicas e 1 palestra, colocando o Adufe no centro da mediação entre artistas/formadores convidados, participantes e comunidade local de Monsanto.

Na formação, convidamos a Amélia Fonseca, membro fundador e coordenador das Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, que serão acompanhadas por Rui Silva, arauto da investigação artística sobre o adufe tradicional e moderno em Portugal; e Zohar Fresco, com a perspetiva do Mediterrâneo em "Ritmos do Médio Oriente”.

Na Rota do Peregrino apresentará “Rotas de peregrinação: uma viagem a Roma, Montserrat e Compostela”, com programa que incluirá música de peregrinos conservada no Codex Calixtinus e no Llibre Vermell de Montserrat, cantigas de Santa Maria de Afonso X, que narram as experiências vividas pelos peregrinos no Caminho, e cânticos religiosos interpretados nos diferentes mosteiros e catedrais situados nas rotas de peregrinação. Este será o tema da Palestra inaugural 8 Novembro 16h00 por Dr. Mauricio Molina (City University of New York & Na Rota do Peregrino), seguido da apresentação 1º CD do Ensembleo “Dized, ai, trobadores”: O cortês e o divino nas Cantigas de Santa Maria c/ presença do Editor MPMP Património Vivo.

Os Encontros Med têm o apoio da Direção Geral das Artes e estão integrados no programa Idanha-a-1000, um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense com coorganização do Município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pelo Turismo de Portugal.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB