O Auditório Municipal Monsenhor Dr. José Maria Félix, em Vila de Rei, recebeu, na tarde do dia 24 de Outubro, Dia Municipal da Igualdade, a cerimónia de entrega do Prémio ‘Viver em Igualdade’, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e do Presidente da Autarquia de Vila de Rei, Ricardo Aires.
A distinção reconheceu 61 entidades (58 Autarquias, 2 Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia), entre as quais o Município de Vila de Rei, pelas boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual – inscrita nos três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos estratégicos e específicos em matéria de igualdade entre Mulheres e Homens, nomeadamente, na prevenção e combate à violência contra as Mulheres, no combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, começou por destacar “a grande satisfação e orgulho por celebrar, em Vila de Rei, a sétima edição do ‘Prémio Viver em Igualdade’, uma iniciativa que, desde a sua criação em 2012, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de género. (…) Acreditamos que a igualdade de género é um pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. É fundamental continuar a promover a igualdade de género, a inclusão e o respeito em todos os Concelhos. O futuro que almejamos é aquele em que todos têm voz, oportunidades e direitos iguais.”
No seu discurso, a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, começou por “agradecer a Vila de Rei pela forma tão simpática que conseguiu receber uma sala cheia de pessoas que trabalham em prol da igualdade e da não-discriminação. Esta foi a edição do ‘Prémio Viver em Igualdade’ com mais candidaturas, que nos leva a crer que está a acontecer fazer Igualdade nos Municípios Portugueses. A Municipalidade é de extrema importância nas políticas sociais, pelo conhecimento do território e das suas necessidades específicas. Que este evento, no centro do País, seja também o centro da Igualdade!”
Paulo César Luís, Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, subiu a palco para receber a distinção atribuída a Vila de Rei, referindo que “este é um prémio que nos distingue e nos responsabiliza. Aproveito para agradecer a escolha de Vila de Rei para receber esta cerimónia, que hoje foi, para além do Centro do País e do Centro do Mundo, o Centro de e para a Igualdade”.
Depois da entrega dos galardões, a Ministra Margarida Balseiro Lopes foi a responsável pela sessão de encerramento, onde referiu que “no dia em que assinalamos a Igualdade, distinguimos os Municípios parceiros neste objetivo de termos uma sociedade mais equitativa. As Autarquias locais têm um papel muito importante nesta área, e aí destaco o Município de Vila de Rei, pelo exemplo que tem sido, a nível nacional, nas políticas de âmbito social.
Que este dia seja mais um mote para trabalharmos com o objetivo de criarmos uma sociedade onde ninguém fica para trás!”
O prémio ‘Viver em Igualdade’ distinguiu os Municípios com boas práticas quanto à integração da igualdade de género, cidadania e não discriminação, quer na organização ou no funcionamento, como nas atividades por si organizadas.
A cerimónia da entrega do Prémio pode ser vista na totalidade em https://fb.watch/vr7Xc-QSHn/.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet