Proença-a-Nova: Núcleo de Juventude cria equipa de iniciado pela primeira vez

O Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova fez história no arranque desta época 2024-2025, com a criação, pela primeira vez na história do clube, de uma equipa de camadas jovens de futsal.

  • Região
  • Publicado: 2024-10-29 23:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Nesta temporada, o clube passa assim a contar com três formações no panorama desportivo distrital, agora com uma equipa de iniciados, que se junta aos escalões de seniores masculinos e femininos. 

O primeiro jogo da equipa decorreu a 20 de outubro, frente à Boa Esperança “A”, terminando com derrota por 2-5 para os proencenses, com golos de João Nuno e Afonso, em jogo a contar para o Torneio de Abertura deste escalão. Marcos Lopes, que acumula as funções de treinador das equipas de iniciados e seniores masculinos, explica o processo de criação da equipa: “fizemos um inquérito à população no sentido de saber onde nos podíamos posicionar e a resposta que tivemos foi para o escalão de iniciados, por isso decidimos avançar.”.

O treinador proencense aponta ainda à possibilidade de virem a ser formadas outras equipas no futuro. “Os recursos humanos são uma lacuna. Neste momento a nossa Associação conta com três treinadores formados em futsal, mas o nosso objetivo é ter gente com mais qualidade para trabalhar com jovens e aumentar a nossa oferta nesse sentido. O que importa agora é que os miúdos se divirtam e se sintam confortáveis, seja no futebol ou no futsal, é isso que lhes tentamos passar. Queremos fazê-los evoluir, a competição é apenas um acréscimo”, aponta o treinador, frisando a importância de um ambiente positivo e espírito de equipa, necessário à evolução dos jovens atletas. 

O espírito que se vive na Associação, na competição sénior acaba por passar para os jovens e, segundo Marcos Lopes, “isso só pode ser sinónimo de que estamos a trabalhar bem. O aumento do número de praticantes confirma isso mesmo, inclusivamente de pessoas de fora do concelho que nos procuram para jogar futsal”. Resultado dessa evolução foi a chamada de João Nuno e Afonso, dois jogadores do NJ Proença-a-Nova, à Seleção Distrital de Castelo Branco sub-15, depois de terem sido observados pela equipa técnica distrital nos primeiros jogos. 

Além dos iniciados, nota para os seniores masculinos e femininos, que começaram já a temporada a exibir-se a bom nível. Os seniores masculinos somaram 10 pontos nos 12 possíveis na fase de grupos da Série B da Taça Honra Carlos Ranito Xistra, apurando-se para a final-four da competição. As seniores femininas, que disputam o Campeonato Interdistrital Santarém / C. Branco, ocupam o terceiro lugar da competição, com uma vitória e uma derrota em dois jogos disputados.

Também no Atletismo o Núcleo de Juventude se tem destacado, com registos de destaque neste domingo, a 27 de outubro. Na primeira prova da época, Laura Martins sagrou-se campeã distrital de corta-mato e a equipa de iniciados femininos sagrou-se campeã distrital de forma coletiva. Além destes dois títulos, os atletas do Núcleo de Juventude conquistaram mais dois lugares de pódio, sendo que todos os atletas ficaram dentro dos 10 primeiros, nas várias provas do campeonato distrital.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB