O artista João Gama irá coordenar uma Sessão de Apresentação relativa ao trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. O evento decorre na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, já na próxima sexta-feira, 8 de novembro, pelas 18:00 horas.
Nesta sessão de apresentação, o artista irá falar sobre o processo criativo que originou a exposição “Habitar o Interior”, patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, nos meses de setembro, outubro e início de novembro, bem como da elaboração do projeto de doutoramento "Habitar o Natural", onde é essencialmente explorada a relação entre a arte e a natureza. João Gama, que também realizou uma residência artística no concelho, de 23 a 28 de setembro, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, explica a importância desta semana para o seu processo criativo: “a residência na Aldeia Ruiva surgiu na sequência da exposição ‘Habitar o Interior’, seguindo a linha temática que o título sugere - de uma arte que parte da vivência da paisagem do interior. Durante a semana de residência, fiz algumas caminhadas pelas redondezas. Nesses percursos recolhi diferentes qualidades de xistos que transformei em pigmentos de pintura, com os quais pintei algumas telas e pedras”. Segundo o autor, os trabalhos desenvolvidos em Proença-a-Nova serão integrados na sua tese de doutoramento.
Neste projeto teórico-prático que o autor apresenta, é explorada uma relação onde a arte habita a natureza e a natureza habita a arte - numa ligação de escuta mútua que se reflete na pintura e no uso de matérias naturais locais, como rochas ou argilas. Para a sua apresentação, João Gama promete “um diálogo aberto”, com todos aqueles que queiram partilhar as suas questões, “porque fazer arte implica todo um processo que muitas vezes passa despercebido a quem apenas vê a obra final”, aponta o autor, realçando a importância da articulação entre artistas e populações locais no desenvolvimento cultural da região.
A exposição “Habitar o Interior”, patente na Galeria Municipal, contém alguns dos trabalhos apresentados na sua tese de doutoramento, pretendendo mostrar a versatilidade do autor, trabalhando uma larga diversidade de técnicas e formas de expressão artística.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet