Fundão: Peça de teatro “25 de Abril de 1974” de Mala Voadora apresentada n'A Moagem

No âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, vai realizar-se, no próximo dia 16 de Novembro, sábado, às 21:30 horas, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão a exibição da peça de teatro “25 de Abril de 1974”, de Mala Voadora.

 

  • Cultura
  • Publicado: 2024-11-07 23:30
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“No seu filme The Girl Chewing Gum, John Smith sobrepõe, a imagens captadas numa rua de Londres, uma voz que parece dar instruções para o que acontece. A movimentação na rua parece ser pré-determinada pelo artista. Ele manda as pessoas atravessarem a rua, os carros passarem ou os pássaros voarem. Este filme é o contrário das falsas Histórias e das fake news: se estas tentam que uma ficção passe por realidade, o filme tenta que a realidade passe por ficção”. Este espetáculo “recria a experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista. Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidade manipuladas. A sobreposição da voz de comando a uma realidade que já aconteceu cria uma situação que é também propícia à «des-banalização» das próprias imagens. Uma forma de manter intensas as imagens do 25 de Abril de 1974”.

O projeto tem consultoria de Joaquim Furtado, diretor-coordenador de informação e programação da RTP durante vários anos, autor de séries documentais e o locutor que, na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, na Rádio Clube Português.

Esta peça tem a duração de 45 minutos, é classificada para maiores de 12 anos e tem direção e texto de Jorge Andrade (Mala Voadora); interpretação de José Neves; cenografia  e figurino de José Capela; luz e direção técnica de João Fonte; edição vídeo de João Gambino; consultoria de Joaquim Furtado; produção executiva de Inês Soares Lopes, Joana Mesquita Alves e Sofia Freitas; coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, MAAT, Escher Theatre (Luxemburgo); numa parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral, que proporciona ao público a oportunidade de usufruir de espetáculos de outras companhias nacionais e internacionais.

Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de seis euros para o público em geral. Para estudantes e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia. Reserve o seu bilhete através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB