A cidade da Covilhã será, nos próximos dias 16 e 17 de Novembro, palco do maior encontro de jovens e dirigentes associativos de Portugal.
Este ano, o 20º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Município da Covilhã, centra-se na importância das novas tecnologias e da Inteligência Artificial (IA) na participação associativa e no quotidiano dos jovens.
O ENAJ, que reunirá centenas de jovens e líderes associativos de todo o país, irá debater as políticas de Juventude em Portugal, criando um espaço de diálogo sobre os desafios e as potencialidades do associativismo juvenil, bem como a sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Neste 20.º ENAJ, queremos explorar com a juventude portuguesa como a Inteligência Artificial pode valorizar o trabalho associativo, tornando-o mais dinâmico e apelativo. Atravessamos uma crise nacional de dirigentes no associativo popular, sendo essencial cultivar o espírito associativo nos mais jovens para rejuvenescer as coletividades e evitar a extinção de muitas entidades culturais. Este ENAJ, será também um momento de discussão político, envolvendo jovens e governo, que também deve adotar medidas de apoio ao associativismo juvenil para ajudar a reter o talento jovem em Portugal”, refere Marco Santos, atual presidente da FNAJ.
Ao longo de dois dias, o evento irá promover diversos painéis e workshops relacionados com a democracia política, com um debate “Democracia e Participação Jovem” liderado por Luís Marques Mendes, advogado e comentador político, e com a IA e tecnologia incluindo temas como “Novas Formas de Expressão Juvenil no Digital”, que contará com a presença de Miguel Costa Matos, deputado na Assembleia da República, ou “Aplicação e desafios da Inteligência Artificial”, com Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação da Unbabel e CEO do centro para a IA Responsável, fomentado a discussão, a colaboração e a construção de soluções para os desafios que o associativismo enfrenta no contexto atual. O locutor da CidadeFM, Heldér Tavares, será o apresentador e moderador de todo o evento.
Além dos diversos colóquios, momentos de partilha e celebração do movimento associativo juvenil, o ENAJ será também palco do ato eleitoral e da tomada de posse dos novos órgãos sociais da FNAJ, um momento de contacto entre diferentes experiências associativas e uma plataforma para a troca de ideias e práticas inovadoras que contribuem para a afirmação do associativismo juvenil em todo o território nacional.
O 20.º ENAJ irá realizar-se no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Anterior, na Covilhã, de 16 a 17 de novembro de 2024, e o programa completo encontra-se aqui.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet