Taça de Portugal de Enduro terminou em Proença-a-Nova

A Taça de Portugal de Enduro “Presented by Shimano” chegou ao fim este domingo, 10 de Novembro, no concelho de Proença-a-Nova.

  • Desporto
  • Publicado: 2024-11-13 22:50
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com paddock instalado na aldeia de Chão do Galego, as pistas existentes na Serra das Talhadas receberam perto de duas centenas de atletas oriundos de norte a sul, ilhas e vizinha Espanha.

Com o apoio do Município de Proença-a-Nova, a ACBI conseguiu em tempo record a requalificação das pistas, estando as mesmas totalmente cicláveis e prontas para serem utilizadas por qualquer amante da modalidade.

Este evento marca o início de uma parceria entre a ACBI, Município, Junta de Freguesia de Montes da Senhora e Associação do Chão do Galego, que permitirá dinamizar a localidade, visa a manutenção das pistas já existentes e disponibilidade para abertura de novas que certamente vão colocar a Serra das Talhadas no mapa do Enduro nacional e internacional. De recordar que a Serra das Talhadas foi violentamente fustigada por incêndios em 2023 e carece de atenção e visibilidade para que renasça das cinzas.

A derradeira etapa pontuável coroou Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) como vencedores da edição de 2024.

Na elite masculina, Sauro Agostinho destacou-se com um total de mil pontos, tendo vencido as cinco provas pontuáveis. Terminou à frente de Jimmy Silva (AD Galomar/E-BIKE Madeira), segundo com 750 pontos, e de José Oliveira (AXPO Team Vila do Conde), terceiro com 600.

Já na elite femininas, Ana Leite venceu com 800 pontos, tendo terminado à frente de Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) e de Sara Ferreira (BTT Pandilhas a Monte), que completaram o pódio com 570 e 470 pontos, respetivamente.

Entre os mais jovens, Matias Camacho (CANIÇO RIDERS/BARRA4) e Sara Ferreira (BTT Pandilhas a Monte) venceram em sub-23, João Rodrigues (AD Galomar/E-BIKE Madeira) e Bruna Dias (BTT Enduro Terras de Bouro) em sub-19, Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifa) e Ana Rodrigues (CANIÇO RIDERS/BARRA4) em sub-17 e Martim Ferreira (Bike House DH Team/Guimarães) em sub-15.

Em masters, Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal) venceu entre as femininas, enquanto Pedro Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira) festejou em master 30, Paulo Baptista (AD Galomar/E-BIKE Madeira) em 35, Ivan Silva (AD Galomar/E-BIKE Madeira) em 40, João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) em 45, Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) em 50, Nelio Sousa (CANIÇO RIDERS/BARRA4) em 55 e Abel Oliveira (BTT Enduro Terras de Bouro) em 60.

Nas bicicletas de assistência elétrica, o destaque foram os elites Martim Cerqueira e Raquel Ribeiro (JR87racing Team- ADCAlfarazes-Guarda). Nos masters, Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro) destacou-se nas femininas. Já nos masculinos, Hugo Alves (MCF/Xdream/Município de São Brás) venceu em masters 30, João Rodrigues (JR87racing Team- ADCAlfarazes-Guarda) em 35, Nuno Nóbrega (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão) em 40, João Cordeiro (Casa do Povo de Abrunheira) em 45, José Ferreira (BTT Enduro Terras de Bouro) em 50, João Estêvão (Wildpack Algarve Racing) em 55 e António Rodrigues (Sporting Clube de Travancinha - Seia) em 60.

Nota de destaque ainda para a Casa do Povo de Abrunheira, que venceu o ranking por equipas da Taça de Portugal, com 195 pontos, seguida da AD Galomar/E-BIKE Madeira, com 180 pontos, e da Bicisintra/GásMucifal, com 146.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB