Castelo Branco foi palco do evento “Beira Baixa com Energia” no passado dia 13 de Novembro, iniciativa da Fundação EDP, realizada em parceria com a EDP, a Amato Lusitano –Associação de Desenvolvimento (ALAD) através da Incubadora Social IN de Castelo Branco, e a Universidade de Évora.
O encontro, decorrido no auditório da Associação Empresarial da Beira Baixa, teve como principal objetivo fomentar uma transição energética justa e inclusiva, promovendo a inovação entre jovens e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios energéticos atuais.
Vindas de várias escolas como a Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, Escola Secundária Nuno Álvares, Escola Profissional Agostinho Roseta, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, durante o evento, 17 equipas de estudantes foram incentivadas a criar e apresentar propostas inovadoras para uma transição energética acessível e sustentável. Em formato de pitch, as equipas expuseram suas ideias a um painel de júri, que avaliou cada proposta com base na criatividade e na viabilidade de implementação.
O painel contou com especialistas de áreas estratégicas para a transição energética e a inovação social:
• Vanda Martins – Administradora da Fundação EDP;
• Luísa Bernardes – Representante do Centro da Portugal Inovação Social;
• João Carvalhinho – Secretário Executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa;
• Nuno Caseiro – Professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco;
• Afonso Cavaco – Investigador da Universidade de Évora.
Os/As jurados/as selecionaram três equipas finalistas para uma segunda fase, premiando-as pelo potencial de inovação e impacto social.
A primeira equipa trabalhou o tema “Património Natural e Biodiversidade” e a proposta apresentada combina tecnologia, cidadania ativa e incentivos para promover a sustentabilidade e sensibilizar os jovens para a problemática da poluição ambiental.
A segunda equipa trabalhou o tema “Eficiência Energética e Energias Renováveis” e a proposta visa melhorar as condições térmicas das residentes de estudantes, implementando sistemas para ajuste e/ou desligamentos dos aquecedores, otimizando o seu uso.
A terceira equipa trabalhou o tema “Inclusão Energética” e a proposta visa sensibilizar para o uso de fontes renováveis e promover a conscientização sobre consumo sustentável através do desporto.
Essas equipas foram reconhecidas com um cabaz de produtos sustentáveis e terão acesso a sessões de mentoria individualizadas com especialistas de entidades sociais locais. O apoio visa fortalecer as propostas, aumentando o impacto social e a viabilidade de cada projeto a longo prazo.
As equipas finalistas irão concorrer para eleição do primeiro, segundo e terceiro lugares e cada participante receberá, além dos cabazes sustentáveis, prémios regionais que incluem:
1º Lugar: Uma estadia de duas noites no Floating Álvaro, na aldeia de Álvaro;
2º Lugar: Um passeio de barco 100% elétrico em Vila Velha de Rodão;
3º Lugar: Cabaz de produtos sustentáveis.
O evento encerrou com um balanço positivo, reforçando o compromisso da Fundação EDP e das instituições parceiras em promover uma transição energética inclusiva e sustentável. Com iniciativas como “Beira Baixa com Energia”, a região da Beira Baixa fortalece-se como um palco de inovação e contribuição ativa para os desafios energéticos do futuro, envolvendo jovens e parceiros locais em um movimento coletivo pela sustentabilidade.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet