Castelo Branco: ALAD associa-se à “Eliminação da Violência Contra as Mulheres”

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) promove campanha “Sorri. Vais Ser Partilhada.”, de forma a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

  • Região
  • Publicado: 2024-11-21 17:11
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A ALAD, entidade gestora da Estrutura de Atendimento, Acompanhamento e Apoio Especializado a Vítimas (EAVD) de Violência Doméstica, através da implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) e em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, e de forma a assinalar o dia 25 novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, irá desenvolver uma iniciativa para sensibilizar a comunidade para a temática em questão.

Em nota de imprensa, a ALAD refere que a campanha “Sorri. Vais Ser Partilhada.” pretende consciencializar a população sobre os danos emocionais e sociais causados às vítimas de revenge porn, e reforçar que a partilha não consentida de imagens e vídeos íntimos é uma forma grave de violência digital e configura crime. Nos últimos tempos, em Portugal, o revenge porntem sido tema em diversos órgãos de comunicação social e redes sociais, tornando-se uma questão mediática após ser de conhecimento público que existem grupos nas redes sociais onde ocorre a partilha de conteúdo íntimo, sem o consentimento das pessoas envolvidas. Um desses grupos online tem mais de 70 mil homens e é consultado todos os dias.

“Sorri. Vais Ser Partilhada.” pretende, ainda, desmistificar a atribuição de culpa que é feita, por parte da sociedade, à vítima de revenge porn. A conotação negativa que a sociedade confere à pessoa que é exposta, leva à desresponsabilização do agressor, colocando essa responsabilidade na vítima, levando a um aumento da dificuldade desta última em pedir ajuda, por sentimentos de medo ou vergonha. A associação com a violência de género é inegável, uma vez que atinge sobretudo mulheres, reforçando a continuidade dos preconceitos associados à desigualdade entre homens e mulheres.

Nesta linha, é premente dar continuidade ao caminho que tem sido percorrido em prol da defesa e segurança das mulheres, para que possamos, um dia, erradicar qualquer forma de violência contra as mesmas. 

Face ao exposto, irá ser colocado na fachada do edifício da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, uma lona ligada ao mote da campanha, uma estrutura com o respetivo explicativo e acesso à campanha digital, bem como a afixação de placas com a frase “Sorri.Vais Ser Partilhada.” nas imediações do edifício. Serão ainda distribuídos alguns materiais de sensibilização à comunidade albicastrense, em formato de fotografias polaroid, que reforçam a problemática e expõem a gravidade da partilha não consentida de imagens íntimas. 

A campanha irá também abranger a comunidade escolar, através da colocação de cartazes alusivos à temática nas escolas secundárias dos Agrupamentos do Concelho de Castelo Branco, entre os dias 25 de novembro e 29 de novembro de 2024, onde estudantes poderão aceder, através de um QR Code, à campanha digital completa com todo o conteúdo disponível, incluindo recursos legais e formas de denunciar os abusos. 

Por fim, nas redes sociais da ALAD, será divulgada a campanha e informações úteis, simultaneamente difundida pelas entidades parceiras do projeto

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB