Estão abertas as candidaturas ao Investimento Produtivo Jovens Agricultores e ao Prémio de Instalação para Jovens Agricultores para projetos que visem reforçar a competitividade.
A iniciativa pretende melhorar o desempenho e garantir a viabilidade e a sustentabilidade das explorações agrícolas e, ao mesmo tempo, atrair e apoiar os jovens agricultores e outros novos agricultores, facilitando o desenvolvimento sustentável das empresas nas zonas rurais.
Estes apoios estão disponíveis para pessoas singulares que tenham idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, inclusive, e se instalem em regime de primeira instalação; ou pessoas coletivas que revistam a forma de sociedade por quotas e com a atividade agrícola no seu objeto social, desde que todos os sócios-gerentes sejam jovens agricultores, detenham a maioria do capital social e uma participação individual superior a 25 %.
A dotação orçamental para o Investimento Produtivo Jovens Agricultores é de 100 milhões de euros, sendo 25 milhões de euros por período de apresentação de candidaturas. O limite de apoio por candidatura é de 400.000 euros. No caso do Prémio Instalação para Jovens Agricultores, o apoio a conceder assume a forma de montante fixo no valor de 25.000 euros, acrescido dos seguintes montantes: 25.000 euros, no caso do jovem se instalar em regime de exclusividade; 5.000 euros, caso a exploração do jovem agricultor se localize em territórios vulneráveis.
São privilegiados projetos que apresentem investimentos em soluções digitais na agricultura, modernização das explorações agrícolas, inclusive para melhorarem a eficiência dos recursos, investimentos em energias renováveis e acompanhamento técnico especializado.
Estes avisos contam com 4 períodos de apresentação de candidaturas a esta tipologia de intervenção: 1.º Período entre 28 de novembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025; 2.º Período de 03 de março de 2025 a03 de junho de 2025; 3.º Período de 4 de junho de 2025 a 04 de setembro de 2025; e o 4.º Período de 5 de setembro de 2025 a 30 de dezembro de 2025.
Todas as informações sobre os avisos podem ser consultadas aqui e aqui. O Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município está disponível para esclarecimentos adicionais sobre este apoio através do telefone 274 670 000 ou presencialmente na praceta Frei Egídio.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet