O Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora a 5 de dezembro, foi assinalado na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, com um encontro de voluntários do concelho, que contou com o testemunho de uma representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) sobre a missão desta associação e os serviços e apoios que presta à população.
Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a iniciativa foi organizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, em pareceria com o CLDS 5G de Vila Velha de Ródão, um programa cofinanciado pelo PESSOAS 2030 através do FSE+, e procurou homenagear os voluntários do concelho e proporcionar um espaço de diálogo, convívio e partilha de ideias sobre a importância do voluntariado, da solidariedade e da inclusão.
Presente na sessão, o vice-presidente do Município de Vila Velha de Ródão, José Manuel Alves, deu as boas-vindas a todos e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos voluntários. “Ser voluntário é um ato de cidadania. Nem sempre é fácil conciliarmos a nossa vida profissional e pessoal com o voluntariado, mas os voluntários que temos hoje na plateia mostram bem a capacidade das pessoas do nosso concelho em dar apoio e qualidade de vida ao próximo, por isso agradeço a vossa vinda e o vosso trabalho altruísta, assim como o trabalho extraordinário que a Liga faz no nosso concelho e em todo o país”, concluiu.
Técnica de gestão de voluntariado no Núcleo do Centro da LPCC, Sara Morais, fez uma breve apresentação da instituição e dos diferentes tipos de voluntariado e apoios que presta à população e destacou que “o voluntariado é o pilar estrutural da instituição, já que a efetividade do trabalho de apoio aos doentes com cancro e seus familiares decorre em grande parte da ação dos voluntários”.
Sobre o voluntariado no nosso país, esta responsável destacou que “a percentagem da população portuguesa residente com 15 ou mais anos de participação em atividades formais ou informais de voluntariado é de cerca de 7,8%, o que corresponde a 695 mil voluntários, sendo a taxa de voluntariado feminina mais elevada do que a masculina”. Sara Morais adiantou ainda que, em média, a população portuguesa dedica cerca de 32 horas por mês ao trabalho de voluntariado e lembrou os princípios que guiam o voluntariado, como a solidariedade, a humanidade, a ética, o compromisso, a responsabilidade e a gratuitidade.
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo, tendo a data sido proclamada, em dezembro de 1985, pelas Nações Unidas.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet