Idanha-a-Nova: Espetáculo “25 de abril de 1974” do Teatro Nacional D. Maria apresentado no CCR

O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, vai receber o espetáculo teatral “25 de abril de 1974”, no próximo sábado,  14 de Dezembro, às 21:30 horas, com texto e encenação de Jorge Andrade, da companhia mala voadora. 

  • Cultura
  • Publicado: 2024-12-09 18:10
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Na véspera, às 14:30 horas, o espetáculo é levado a cena a alunos do concelho, sendo ambas as sessões seguidas de uma conversa com o público.

Com interpretação de José Neves, esta apresentação recria a experiência de John Smith, em The Girl Chewing Gum. No seu filme, o realizador britânico sobrepõe, a imagens captadas numa rua de Londres, uma voz que parece dar instruções para o que acontece, fazendo com que a movimentação da rua pareça ser pré-determinada pelo artista. A obra de John Smith é, assim, o contrário das falsas Histórias e das fake news: se estas tentam que uma ficção passe por realidade, o filme tenta que a realidade passe por ficção.

Aqui, são as imagens do 25 de Abril de 1974 que servem de base à criação de Jorge Andrade, como se a revolução fosse a encenação de um artista. Assim, para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, através das imagens documentais que dele fazem parte, o espetáculo evidencia os mecanismos da construção ficcional, nomeadamente da construção de realidades manipuladas.

Para o encenador, com este projeto, que teve Joaquim Furtado como consultor, pretende-se «pensar em conjunto com o público o que é isso de contar histórias, numa altura em que tanta manipulação se faz da História propriamente dita, ou daquilo que chega através dos nossos telemóveis, ou das redes sociais».

Este espetáculo estreou-se em abril 2024, no MAAT, em Lisboa, e a sua circulação enquadra-se no projeto Próxima Cena, projeto uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, que assenta na universalização do acesso à cultura e no desenvolvimento e valorização de públicos, em territórios de baixa densidade populacional. Ambas as sessões de “25 de abril de 1974” contam com o apoio de República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, ao abrigo do Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. 

A apresentação de dia 14, no Centro Cultural Raiano, é de entrada gratuita e as reservas podem ser feitas através do número 277 202 900.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB