A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO) pretende recorrer ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para adquirir duas viaturas e a atualização da tabela salarial dos funcionários continuará a ser prioridade.
A direção da AHBVO faz, em comunicado de imprensa, um balanço positivo do mandato iniciado a 11 de Maio, data da tomada de posse dos novos órgãos sociais. Com pouco mais de meio ano de trabalho, a direção, presidida por Paulino Mendes, considera que os objetivos traçados para o primeiro ano foram cumpridos. “Estamos a atualizar a tabela salarial dos funcionários e adquirimos uma ambulância para substituir uma outra com a mesma tipologia, que ficou inoperacional na sequência de um acidente ocorrido em maio”, afirma Paulino Mendes. Para colmatar esta diferença de 60 mil euros, está a decorrer uma campanha de angariação de donativos junto da população, autarquias locais e fornecedores. “A Associação recebeu uma indemnização de cerca de 20 mil euros por parte das seguradoras, valor que não cobre o custo total da nova ambulância, avaliada em 80 mil euros”, explica o presidente da direção da AHBVO.
O executivo municipal reuniu com a direção da Associação e manifestou o seu apoio à aquisição da nova viatura.
O parque de viaturas de socorro do quartel de Oleiros volta assim a ser constituído por cinco ambulâncias de socorro, sendo que uma delas corresponde ao PEM (Posto de Emergência Médica) do INEM.
Neste momento está em fase terminal a obra de cobertura do local de lavagem e desinfeção de viaturas, nas traseiras da casa escola, melhoramento muito reclamado pelos nossos operacionais.
Quanto a projetos para 2025, a direção está a preparar duas candidaturas para aquisição de viaturas: uma de comando e um autotanque. “Estamos a ultimar estes processos para ser submetida a candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”, adianta Paulino Mendes. Para além disso, está prevista a aquisição de uma viatura elétrica para transporte de doentes, com apoio do Fundo Ambiental. “Temos muitos utentes que nos solicitam serviço de transporte para diálise e fisioterapia, em localidades que distam de Oleiros 25 ou 60 quilómetros, por exemplo, onde vamos três a quatro vezes por semana. Uma viatura deste tipo reduzia os gastos da viagem e seria também um benefício para o ambiente”.
A atualização da tabela salarial dos 40 funcionários continuará a ser prioridade, assim como a melhoria das condições para os cerca de 120 bombeiros voluntários do quadro ativo. A associação está a estudar a criação de um miniauditório, local onde se realizará as reuniões dos órgãos sociais e outros eventos.
Segundo Paulino Mendes, “a situação financeira da AHBVO está equilibrada e é nossa missão manter esta situação”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet