“O Senhor Presidente de Câmara Municipal de Castelo Branco, pode substituir a slogan do “novo impulso” pelo slogan “Não Cumprimos!” reitera o SEMPRE - Movimento Independente.
“Na verdade, o facto de ter propagandeado o orçamento da Câmara para 2025, como o orçamento da concretização, veio mostrar que até aqui não concretizou nada e para além disso, não cumpriu com todas as promessas que fez aos albicastrenses”, afirmam os vereadores do SEMPRE, Luís Correia e Jorge Pio, acompanhados, de João Salvado, da lista ao Executivo do Movimento Independente, em conferência de imprensa, realizada esta 3ªfeira, 10 de Dezembro.
Os vereadores quiseram recordar que o orçamento de 2025, representa os últimos 9 meses do mandato e não 12 meses, uma vez que as eleições serão em finais de Setembro de 2025.
Dizem estar percebido que tudo aquilo que o PS prometeu e não fez até aqui, mesmo começando em 2025, ficará por concretizar quase a 100%. Ainda mais percebendo-se que muito do que prometeu não está sequer neste orçamento.
“Desde logo, não sabemos por isto, como é que o senhor Presidente da Câmara, consegue dizer que o orçamento 2025 é o da concretização. Não passa de mais uma tentativa de iludir as pessoas, e de mais um anúncio sem substância”, afirmam.
Para demostrar o que afirmam, dão como exemplo o projeto do novo CEI (Ex-quartel da Guarda Fiscal) já elaborado, e, mesmo assim, o executivo de Leopoldo Rodrigues, demorou dois anos a iniciar a obra e lembra, igualmente, que até agora, o Presidente da Câmara, nos outros três orçamentos, anunciou obras que repetidamente foram tendo concretizações de 0%.
“Vem agora o Sr. Presidente, neste último orçamento, falar da abertura do concurso de ideias para o vale da Europa, como se isto fosse concretização. Mas é preciso lembrar que uma das suas primeiras medidas, no início deste mandato, foi anular este concurso que já tinha sido aberto no mandato anterior. Veja-se que o executivo do PS demorou um mandato só para abrir um concurso de ideias. E ainda se fala num orçamento da concretização” acusam.
“Anúncio não é sinonimo de concretização. Vejamos igualmente alguns aspetos práticos que o Sr. Presidente referiu ser concretização. Escola de chefes, ainda não começou, alguém acredita que uma obra de 3 milhões de euros, seja concretizada em nove meses?! Isto não é iludir?
Edifício de habitação na Carapalha, alguém acredita que será realizado em 9 meses?” Questiona o SEMPRE para dizer que “Arriscamos mesmo que nem a 50% de execução.
O Pavilhão Multiusos, está a realizar-se o concurso para o projeto, que pelo menos demorará seis meses a fazer. Seis meses dos nove meses que este orçamento vai usar. No dia das eleições, provavelmente, ainda nem abriu o concurso para a obra”, declaram. “Veja-se simplesmente ao que o Sr. Presidente chama de concretização, quando prometeu este projeto no início do mandato” afirmam.
“Mas não precisávamos de estar aqui a dar estes exemplos, porque há uma frase da autoria do Sr. Presidente que diz tudo e resume esta falta de concretização e que é a afirmação de que não cumpriu as suas promessas: “Estivemos 3 anos a preparar projetos”
O Movimento Independente diz que esta é a demonstração que Leopoldo Rodrigues não cumpriu com o prometido ao reiterar que o Presidente da Câmara pode encomendar uma lona com a frase “Não cumprimos!.”
Pensar-se que um mandato pode ser feito, passando três quartos do tempo a fazer projetos, para depois imaginar que se faz a obra em menos de um quarto do mandato, em 9 meses, é a demonstração de que não se tinha noção ao que vinha.
E na verdade não cumpriram. Não cumpriram com as promessas, não cumpriram minimamente com o programa eleitoral e passaram um mandato inteiro a anunciar.
Vejamos apenas alguns exemplos das grandes promessas que não estão e não serão cumpridas: Concluir a requalificação dos bairros do Valongo e outros, criar o centro de interpretação do queijo em Alcains, Construir a ecopista Cebolais/Castelo Branco/Alcains, as ciclovias em Castelo Branco, a barragem do Barbaído que nem projeto ainda começou a fazer, os 500 empregos e as 250 novas famílias no castelo.
E nem a promessa de instalar e suportar um multibanco em cada freguesia, se concretizou. Promessa que temos vindo ao longo deste mandato a alertar para a necessidade de a concretizar.
Concretização, é mesmo a palavra que o executivo do PS não pode utilizar.
No fim deste mandato, pela verdade, deviam antes dizer aos albicastrenses “Não cumprimos”.
Por fim, um exemplo, que não é obra, que até por isto seria mais fácil, mas que demonstra a dificuldade em concretizar deste executivo, e a preocupação permanente em anunciar.
No passado dia 20 de Junho deste ano, com pompa e circunstância, num jornal local, anunciou “Moinho Velho acolhe centros para saúde mental, migrantes e associativismo”. Parecia que finalmente o Moinho Velho ia ter vida e ia ajudar a dinamizar aquela zona da cidade. Até hoje este anúncio não foi concretizado.
Andarmos de anúncio em anúncio, não significa concretizar.
Um mandato de não concretização, é adiar Castelo Branco. Castelo Branco é um concelho adiado” afirmam os vereadores do SEMPRE ao concluir a conferência de imprensa.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet