O escritor albicarense, José Dias Pires, e atual Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, vai apresentar, no próximo dia 21 de Dezembro, sábado, no auditório da Escola Superior de Educação da cidade, o último livro que editou, um romance intitulado "O Contraditório dos Peixes - A Primeira Morte de António Vieira".
Nesta obra literária, o autor procura perceber as dúvidas e incertezas do Padre António Vieira, antes, durante e depois do seu célebre Sermão de Sto. António aos Peixes e, principalmente, acompanhar o cardume que o perseguiu na fuga, sempre à espera da melhor oportunidade para exercer o contraditório às palavras que haviam provocado a chacina de milhares de peixes na baía de S. Luís do Maranhão.
De recordar que José Dias Pires foi, recentemente, um dos vencedores do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, com a atribuição do 2º Prémio, prémio promovido pela Câmara Municipal de Portimão com a novela “Vento do Fim, Os Nós no Fio de Água”.
O autor é natural de Castelo Branco, onde vive e foi professor de todos os níveis de ensino, tendo concluído a sua vida profissional no ensino superior na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, da qual foi diretor. É autor de diversas obras de ficção, poesia e teatro, entre as quais se destacam Travalengas, também ilustrado pela Catarina Marques, (ed. Booksmile, 2015) e Travalengas a Dobrar (ed. Booksmile, 2016).
Tem-se dedicado, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil e assume a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco desde 2012.
Gosta de escrever — dançar com as palavras, conforme a música, conforme a vida, quando rompem as manhãs, não importa a que horas do dia.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet