O Município de Vila Velha de Ródão alargou o projeto de recolha seletiva de biorresíduos, iniciado em agosto de 2023 na sede do concelho, às localidades de Fratel, Sarnadas de Ródão e Perais, dando assim mais um passo na gestão de resíduos urbanos.
Os contentores de cor castanha distribuídos nas sedes de freguesia são para deposição exclusiva de resíduos orgânicos (biorresíduos), devendo ser colocados resíduos alimentares sólidos, dos quais se podem destacar: restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, restos de comida, borras de café, saquetas de chá. De forma a garantir melhor higienização dos contentores, aconselha-se o uso de saco para deposição dos resíduos alimentares. Os restantes resíduos, como o papel/cartão, plástico/metal ou vidro deverão ser depositados nos ecopontos disponíveis.
Através desta expansão, a autarquia espera alcançar uma redução de deposição de resíduos em aterro e um aumento da participação da comunidade neste projeto. Este programa também serve como ferramenta de educação ambiental, no sentido de consciencializar todos os munícipes sobre a importância da separação dos resíduos.
O RecolhaBio – Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos no concelho de Vila Velha de Ródão resultou da apresentação de uma candidatura ao Fundo Ambiental, através da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, e representa um investimento total de 4.916,93 euros por parte da autarquia, com uma comparticipação de 3.963,00 euros.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet