Diário Digital Castelo Branco - Natal 2024: "Chama de Belém" chega a Castelo Branco pela mão dos Escuteiros Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Natal 2024: "Chama de Belém" chega a Castelo Branco pela mão dos Escuteiros

Os Lobitos dos Escuteiros do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas de Castelo Branco partilharam nas missas proferidas em todas as igrejas albicastrenses este domingo, dia 22 de Dezembro, a 'Chama de Belém' que trás à comunidade cristã a 'Luz da Paz'. 

  • Região
  • Publicado: 2024-12-22 13:40
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Diário Digital assistiu à partilha feita na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, cuja chama foi acolhida pelo pároco André Beato, e estará disponível a todos os crentes para a levarem para os seus lares e com ela iluminarem esta época natalícia. 

Este ano a região do Algarve acolheu a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém que foi distribuída a toda a Europa a partir de Viena, Áustria.

A cidade portuguesa de Portimão recebeu a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém deste ano sob o lema «Navegamos por rotas de alegria e paz», onde a delegação do Agrupamento de Escuteiros local trouxe a chama de Belém e na qual participou uma delegação do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas albicastrense, que a trouxe para distribuir pela comunidade cristã de Castelo Branco. 

Neste momento todos os que desejarem ter esta chama em suas casas, poderão levar candeeiros ou lamparinas para serem acesos nas igrejas ou mesmo nas missas precedentes ao dia de Natal. O Diário Digital também sabe que os Escuteiros vão andar pela cidade a oferecer a chama já numa pequena lamparina para as pessoas levarem para casa.

De recordar que desde 1989 que a Televisão Pública austríaca, em conjunto com os escuteiros e guias austríacos, elegem uma criança que transporta todos os anos a Luz da Paz (Chama) desde Belém (Palestina/Cisjordânia) até à capital daquele país. Esta criança desloca-se até à gruta de Belém e recolhe a chama que será transportada até Viena, onde se realiza uma cerimónia religiosa de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada por delegações de escuteiros de vários países.

É a esta cerimónia que o Corpo Nacional de Escutas Católico Português já se associa há muito tempo com o objetivo de trazer a chama para Portugal.  “Unidos na Luz, Unidos na Esperança” é o lema que os escuteiros de todo o mundo receberam e vão distribuir a Luz da Paz de Belém a todos quantos a queiram receber em suas casas, no seio das suas famílias.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB