Diário Digital Castelo Branco - Madeiro de Penamacor candidato a Património Imaterial Nacional Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Madeiro de Penamacor candidato a Património Imaterial Nacional

Com a candidatura a Património Imaterial Nacional já formalizada, a tradição volta a cumprir-se em Penamacor, Vila Madeiro. A magia do Natal invade a Vila de Penamacor, onde a tradição do madeiro se mantém viva. Este ano, a emoção é ainda maior: a candidatura a Património Imaterial Nacional, que inclui os diversos madeiros do concelho, foi finalmente submetida. Após um longo período de espera, a comunidade aguarda ansiosamente pelo reconhecimento de um ritual que faz parte da identidade local.

  • Região
  • Publicado: 2024-12-24 19:17
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A cada Natal, em Penamacor, a tradição encontra o presente. A fogueira, símbolo de união e esperança, foi acesa no coração da vila, reunindo moradores e visitantes em torno de um ritual que se perpetua há gerações. O evento “Penamacor Vila Madeiro” tem sido fundamental para preservar e valorizar esta manifestação cultural, transformando o acendimento do madeiro num marco das festividades natalinas.

A tradição do madeiro em Penamacor é um legado vivo, transmitido de geração em geração. Este ano, 11 jovens nascidos em 2004, três deles residentes em França, assumiram um papel fundamental na organização do evento, demonstrando que a paixão pela cultura local ultrapassa fronteiras. Apesar da festa se prolongar até 25 de dezembro, o ponto alto é a queima do Maior Madeiro de Portugal, acesso na noite de ontem.

A Vila Madeiro proporciona uma experiência completa, que vai além da queima do madeiro. A programação cultural é vasta e variada, incluindo concertos de música tradicional e popular, exposições de arte e história, atividades para todas as idades e um delicioso showcooking. É uma oportunidade única para conhecer e celebrar a cultura e as tradições de Penamacor.

Simbolizando a esperança e a renovação, o madeiro arderá até 25 de dezembro, noite de Natal, aquecendo corações e iluminando a noite. Embora a tradição indique que a queima se prolongue até ao dia de Reis, esta adaptação não diminui a importância deste ritual milenar.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB