Castelo Branco: Alma Azul assinala 87º aniversário de Alberto Pimenta no Porto

A Alma Azul encerra o ano com uma sessão literária, esta quinta-feira, 26 de Dezembro, na livraria UNICEPE - Porto, para celebrar os 87 anos de Alberto Pimenta, utilizando para o efeito o livro “A magia que tira os pecados do mundo”.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-12-26 14:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“A magia que tira os pecados do mundo”, de Alberto Pimenta em destaque na livraria UNICEPE, 26 de dezembro de 2024, quinta-feira, às 17 horas, numa iniciativa organizada pela Alma Azul,adianta a Rádio Cova da Beira.

De acordo com a editora sediada em Alcains, concelho de Castelo Branco, trata-se de uma sessão informal, especialmente concebida para celebrar o aniversário de Alberto Pimenta e que será também apresentada no mês de janeiro, em Beja. “A magia que tira os pecados o mundo” “é um livro singular na edição portuguesa; e um dos mais importantes contributos de Alberto Pimenta para a reflexão da arte em Portugal, não só a literária”, refere.

“Livro de propostas radicais, mas rigorosamente precisas sobre o modelo de arte que vamos construindo, “A magia que tira os pecados do mundo” possui as características de um livro que nos Desassossega”, frisa a Alma Azul, razão porque no dia em que Alberto Pimenta completa 87 anos de vida (Porto, 26 de dezembro de 1937), a editora decide ir a uma livraria independente do Porto, que é formalmente uma cooperativa, realizar a segunda sessão do seu projeto: Livros do Desassossego em Livrarias Independentes”,


“Um projeto que tem por missão divulgar livros extraordinários em que não importa o ano da sua escrita ou publicação, pois são livros que mantêm toda a energia que um grande livro deve possuir:
promover inquietação, quebrar ideias feitas, e estimular novas leituras”, sustenta a Alma Azul.


Recorde-se que, no passado dia 30 de novembro, a Alma Azul levou o Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, à Livraria Livros Tintos, no Fundão, iniciando o atual projeto especial para Livrarias. Um trabalho que vai promover livros nucleares da Literatura Portuguesa e Universal e, de algum modo, separar o trigo do joio, numa atitude cultural que crie referências e ajude os leitores, sobretudo os mais jovens, a conhecerem livros extraordinários. Na linha do Prémio Ciranda que a Alma Azul dinamizou entre 2008 e 2023.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB