Oleiros: Água com aumento mínimo e mesmas “tarifas sociais”

O Município de Oleiros aprovou o novo tarifário dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos urbanos para o ano de 2025, cumprindo nos valores mínimos as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

  • Economia
  • Publicado: 2025-01-01 17:33
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A partir de 1 de Janeiro, a tarifa variável de abastecimento de água para os consumidores domésticos sofre atualização nos 1º e 3º escalões, verificando-se como principal alteração a estrutura tarifária para os consumidores não domésticos, de forma a dar cumprimento à exigência da ERSAR. No que diz respeito ao saneamento de águas residuais, o Município atualiza a tarifa variável do 1º e 2º escalão.

A tarifa variável dos resíduos terá um ligeiro aumento para os consumidores domésticos e não domésticos. “Estas alterações tiveram em consideração o parecer emitido pela ERSAR, procurando também dar resposta às necessidades de adaptação aos aumentos inerentes dos custos de operação, tendo a ressalva de proteger os consumidores mais vulneráveis”, explica no site da autarquia, o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques.

Por exemplo, um utilizador doméstico com tarifário geral e consumo mensal de 10 metros cúbicos de água terá um aumento no encargo total mensal (incluindo água, saneamento e resíduos urbanos) de aproximadamente 0,70 €/mês.

Para 2025, o Município de Oleiros mantém os “tarifários sociais”, para quem se encontre em situação comprovada de carência económica e a famílias numerosas recenseadas no Concelho.

Os interessados devem manifestar interesse em usufruir da “tarifa social” ou da “tarifa famílias numerosas” por via de requerimento e documentação para respetiva análise, nos serviços competentes do Município de Oleiros, no início de cada ano civil.

Será beneficiário da tarifa social quem auferir baixos rendimentos anuais e receber prestações sociais, tais como: Complemento Solidário para Idosos, Rendimento Social de Inserção, Rendimento Social de Inserção, Abono de família (1º escalão), Pensão Social de Invalidez, entre outros.

As famílias numerosas, com agregados compostos por cinco ou mais elementos, são também abrangidas por esta medida.

O novo tarifário dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos urbanos para ano de 2025 foi aprovado na Reunião de Câmara de 22 de novembro por unanimidade.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB