O ano de 2025 começa com duas sessões intensas no Cineclube Gardunha, que terão lugar na Casa do Bombo e n’A Moagem.
No dia 12 de Janeiro, às 15:00 horas, na Casa do Bombo, em Lavacolhos, concelho do Fundão, terá lugar uma sessão dupla com filmes de 2024, “um eminentemente poético e nostálgico, outro urgente, direto e político”. A iniciar esta sessão dupla será projetada a curta-metragem Coney Insland – As Primeiras Vezes, de Joana Botelho, “uma carta de amor a várias coisas. À famosa península, outrora uma ilha, localizada no distrito de Brooklyn, em Nova Iorque. Ao metro que chega a essa praia… a Patti Smith, ao Feiticeiro de Oz…”. Venceu o Prémio Sophia para melhor curta do ano.
De seguida, será exibido o filme Yupumá, realizado pela antropóloga Verónica Castro, em colaboração com Kawá Huni Kuin, numa “viagem às terras baixas da Amazónia brasileira, onde seguiremo Kawá Huni Kuin, um pajé aprendiz que se prepara para deixar a sua aldeia nas profundezas da floresta para ir à Europa pela primeira vez”. “Yupumá” significa fazer algo pela primeira vez e é o pano de fundo que permite um olhar direto sobre mundos inteiramente novos. A realizadora está presente para uma conversa no final da sessão.
Perto do final do mês, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no dia 28 de janeiro de 2025, às 21h00, será exibido o filme O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar e vencedor do Leão de Ouro do último Festival de Veneza. Este é o primeiro final do cineasta espanhol realizado nos Estados Unidos, numa produção hispano-americana, com “uma narrativa que tateia a proximidade da morte, os reencontros, as velhas amizades e a celebração da vida”.
A entrada é gratuita e a reserva de lugar deverá ser feita através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet