Por: Diario Digital Castelo Branco
A Comissão Nacional da Unesco e o Geopark Naturtejo organizaram, para este ano letivo, o concurso escolar subordinado ao tema: “Como melhorar a qualidade ambiental da minha comunidade?”.
Os trabalhos finais resultaram na criação de dois filmes e numa maquete que foi idealizada e elaborada pelos alunos Constança Próspero, Guilherme Cabaço, Henrique Lourenço, Margarida Dias, Margarida Pires, Maria Inês Reino, Mariana Milheiro e Rafael Carreiro. Foi precisamente este trabalho que mereceu o reconhecimento e a atribuição do 2º lugar no nível escolar 2º e 3º ciclos.
A Comissão Nacional da Unesco e o Geopark Naturtejo organizaram, para este ano letivo, o concurso escolar subordinado ao tema: “Como melhorar a qualidade ambiental da minha comunidade?”.
Destinado a todos os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino público e privado, inseridos no território do Geopark Naturtejo (concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão), este concurso visou estimular a curiosidade das crianças e levá-las a produzirem cartazes, telas, maquetes, filmes ou spots publicitários.
Após a leitura atenta do regulamento do concurso nas aulas de língua portuguesa e formação cívica, os alunos do 5ºD puseram mãos à obra, constituíram grupos e debateram ideias que puseram em prática. Os trabalhos finais resultaram na criação de dois filmes e numa maquete que foi idealizada e elaborada pelos alunos Constança Próspero, Guilherme Cabaço, Henrique Lourenço, Margarida Dias, Margarida Pires, Maria Inês Reino, Mariana Milheiro e Rafael Carreiro. Foi precisamente este trabalho que mereceu o reconhecimento e a atribuição do 2º lugar no nível escolar 2º e 3º ciclos.
A maquete representa um ambiente limpo que seria o ideal e o desejável para a nossa comunidade. Aqui, os automóveis são eléctricos e todas as fontes de energia são completamente limpas. O contraste é apresentado na outra face desta maquete, onde, carros, energias poluentes e pouco civismo denunciam o muito que urge fazer-se para se melhorar o ambiente da nossa comunidade.
O prémio é usufruído ainda este ano letivo, na última semana de aulas. Estes alunos e a professora responsável farão uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental do Parque Natural do Tejo e uma saída de Campo ao Monte Barata em Monforte da Beira, para além de um conjunto de publicações para a Biblioteca da Escola.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet