A Distrital da Juventude Social Democrata (JSD) de Castelo Branco realizou mais uma etapa do roteiro “É para Avançar!”, com uma intensa agenda na cidade da Covilhã.
A primeira visita do dia teve lugar na UBIMedical, onde a delegação conheceu projetos de inovação e startups que têm vindo a gerar riqueza e emprego na região. Os empreendedores partilharam preocupações relativas aos entraves no processo de crescimento, nomeadamente a falta de apoios ao nível de política fiscal. A JSD destaca o potencial deste ecossistema de inovação na região, enquadrado no universo da Universidade da Beira Interior.
De seguida, a JSD reuniu com Luís Veiga e Ricardo Fernandes, membros da Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25, para analisar soluções de mobilidade para a região e discutir fatores que impactam os custos de contexto das empresas, bem como a circulação de pessoas em contexto laboral e pessoal.
Seguiu-se um almoço de trabalho com o Presidente do Conselho de Administração da ULS da Cova da Beira, João Marques Gomes. Durante o encontro, foi apresentado o plano estratégico que está a ser implementado para melhorar a resposta em saúde na região, com destaque para o posicionamento internacional da ULS.
A tarde foi marcada por uma reunião com o Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), João Nunes, que partilhou o caderno reivindicativo dos estudantes da região. Entre os temas discutidos, destacaram-se a Prova Nacional de Acesso (PNA) para estudantes de Medicina, que os obriga a deslocações fora da Covilhã, o impacto do aumento das rendas da habitação no acesso ao Ensino Superior, a saúde mental e a mobilidade.
Outro momento relevante do dia foi a deslocação à Serra da Estrela, onde a delegação se reuniu com Lino Torgal para debater o Plano de Revitalização da Serra da Estrela. Foram analisados os desafios do plano, para garantir a sua plena execução, crucial para a região.
O dia encerrou com a Tomada de Posse do NESDUBI, que viu eleito o seu novo presidente, Guilherme Torgal.
Miguel Barroso, Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco, destacou a relevância do roteiro “É para avançar!” como um espaço de diálogo e de ação concreta: "Este é um compromisso com a proximidade e a criação de soluções reais para os desafios do nosso distrito. É através deste contacto direto que conseguimos ouvir, aprender e atuar de forma concreta e eficaz."
O roteiro seguirá para outros concelhos do distrito. A JSD Distrital de Castelo Branco reafirma o seu compromisso em acompanhar de perto as dinâmicas sociais, económicas e académicas do distrito, mantendo o foco no desenvolvimento sustentável da região.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet