Os visitantes da Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, ficaram a conhecer a riqueza gastronómica, os vinhos de excelência e as iniciativas promocionais da região. O foco incidiu nos produtos e produtores locais.
O Centro de Portugal foi este sábado, 25 de Janeiro um dos protagonistas da FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid. A região esteve em destaque no stand do Turismo de Portugal, com um evento em que apresentou o projeto "Sabores ao Centro!", uma iniciativa que promove a riqueza e diversidade gastronómica e a oferta de enoturismo do território.
A apresentação integrou vários momentos distintos. No primeiro, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, deu a conhecer aos muitos visitantes do stand as principais valências turísticas da região, com foco principal na gastronomia e vinhos.
“O Centro de Portugal é a maior região de turismo do país, com oito sub-regiões ricas em património, natureza e produtos locais. Temos parques naturais, geoparques, passadiços, lugares património da humanidade, cultura, história e gastronomia”, começou por dizer Anabela Freitas.
“A ligação entre o turismo e a gastronomia é particularmente importante, porque valoriza os nossos produtores e os produtos únicos que temos no território. O Centro de Portugal proporciona propostas gastronómicas de grande diversidade. Se visitarem cada uma das oito sub-regiões, descobrem maneiras diferentes de confecionar o mesmo prato. Os visitantes podem passar oito fins de semana, ou oito semanas, e descobrir sempre novos pratos e produtos, queijos e doçaria diversa e vinhos notáveis”, acrescentou.
Projeto “Sabores ao Centro!”: os produtos locais no centro das atenções
Anabela Freitas apresentou, de seguida, as linhas de atuação do programa “Sabores ao Centro!”, que tem como grande objetivo “promover a região Centro de Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável”. “A gastronomia só se faz com produtos locais. Este programa visa valorizar a gastronomia da região e todos os produtores locais. Quando os valorizamos, estamos a incrementar a economia local”, sublinhou.
Com essa finalidade, o programa prevê a criação de uma plataforma inovadora, que destaca a cultura gastronómica da região, complementada com a sua paisagem, património e talento criativo. A iniciativa envolve agentes públicos e privados, destacando a importância da cooperação a nível sub-regional e supramunicipal, e foca-se em potenciar os recursos e promover as diversas ofertas de todo o território regional.
O projeto prevê quatro medidas-chave: os Prémios "Sabores ao Centro!", uma Agenda de Eventos, Rotas Gastronómicas e uma forte campanha de marketing.
Os Prémios "Sabores ao Centro!", com 12 categorias, vão reconhecer o talento e distinguir a valorização dos produtos locais. Os "10 melhores restaurantes", o "restaurante tradicional do ano", o "chef revelação", a "melhor carta de vinhos regionais" ou o "melhor produto artesanal" são apenas algumas das categorias premiadas.
A Agenda de Eventos “Sabores ao Centro!” promove a diversidade e a sazonalidade da oferta gastronómica da região, valorizando os produtos endógenos e distintivos.
As Rotas Gastronómicas convidam a viagens pela paisagem culinária da região, explorando lugares icónicos, conhecendo os produtores locais e descobrindo figuras de destaque do mundo gastronómico. Uma prioridade das rotas é a sustentabilidade dos recursos regionais, com foco nos produtos locais certificados.
Finalmente, a Campanha de Marketing "Sabores ao Centro!" pretende atingir vários objetivos, de que se destacam valorizar o talento dos chefs da região, aumentar a conscientização sobre o impacto dos hábitos de consumo, promover experiências de turismo autênticas ou destacar a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida, entre outras.
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