A sede de freguesia do Cabeçudo, concelho da Sertã, vai ser alvo de uma série de obras, que visam criar ou melhorar as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, no espaço público e no acesso a equipamentos públicos diversos.
Terminada a fase de concurso público, a empreitada encontra-se na fase de análise de propostas, prevendo-se a adjudicação para breve. Com o preço base de 441.800,58€, a empreitada irá incidir na EN238 (que atualmente coincide com a Rua Fonte da Mata e Rua da Sertã) e na EM532 (Rua Padre Alfredo Correia Lima). A circulação dos peões e de pessoas com mobilidade condicionada nestas vias é feita atualmente pela berma, que apresenta dimensões reduzidas, o que levanta problemas de segurança. Deste modo, será construído um passeio num dos lados de cada uma destas vias, criando condições de acessibilidade e segurança para os peões. Em nota de imprensa, Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã e vereador com o pelouro das obras, salienta que apesar de não ser a “solução ideal, irá permitir a circulação e acessos a vários equipamentos em condições de segurança, nomeadamente por utilizadores com mobilidade condicionada”. Após o seu início a obra ficará concluída no prazo de cinco meses.
A implantação destes passeios pressupõe a anulação de algumas valetas existentes. Por isso, Rui Antunes explica que, nesses casos, será aproveitada a “abertura de valas para a implantação da rede de águas pluviais e a execução de uma nova rede de abastecimento de água”. Paralelamente, serão criadas passadeiras para peões em alguns locais destas vias, que contarão com uma rampa em cada sentido de circulação automóvel, a aplicação de um pavimento podotátil para orientação de invisuais e a sinalização vertical indicativa de passadeira.
Rui Antunes salienta ainda que, através das obras previstas nesta intervenção “ficarão criadas condições para a circulação na via pública e para o acesso a pessoas com mobilidade condicionada a alguns equipamentos”, entre os quais, a Igreja Matriz do Cabeçudo, a Casa Mortuária, o Jardim de Infância, a Junta de Freguesia, o Centro de Dia, a Associação Cultural do Cabeçudo, entre outros.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet