Castelo Branco: Professor do Politécnico debate norma 6G para a robótica nos EUA

Paulo Gonçalves, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), participou recentemente na reunião anual dos grupos de normalização em robótica e automação do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a qual decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América (EUA).

  • Educação
  • Publicado: 2025-01-30 22:23
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para além de dar a conhecer os trabalhos de normalização em robótica realizados desde 2012 pela maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço tecnológico, na sua apresentação o docente do IPCB focou-se no recém-formado grupo de trabalho sobre a aplicação do 6G na robótica, liderado pela IEEE Communications Society, entidade focada no desenvolvimento de padrões para a indústria e da qual é parceira a Sociedade de Robótica e Automação do IEEE.

Na reunião na cidade norte-americana foram discutidas normas recentemente aprovadas nas áreas da robótica médica e do carregamento de veículos elétricos. Em destaque estiveram também a inteligência artificial aplicada à robótica e outras áreas prioritárias identificadas pelos diversos parceiros institucionais e industriais, abrangendo os continentes europeu, americano e asiático.

O grupo de trabalho IEEE P1955 está empenhado em desenvolver uma norma para a tecnologia 6G na robótica, centrada na conectividade sem fios, na deteção e nas capacidades de localização necessárias para responder aos requisitos das aplicações neste campo em termos de perceção, inteligência e atuação. Princípios que visam aumentar a fiabilidade, capacidade e eficiência operacionais dos sistemas robóticos, com possíveis aplicações em missões críticas, assistência médica, cenários industriais, funcionamento remoto, automatização ou gestão de inventários.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB