A Casa da Comarca da Sertã, situada em Lisboa na rua Cidade da Praia 364 A, foi palco de uma iniciativa dedicada à Isna, freguesia do concelho de Oleiros, no passado dia 25 de Janeiro.
Tendo por principal objectivo a divulgação e promoção da cultura e gastronomia da referida localidade, cuja freguesia foi instituída há 232 anos, a iniciativa foi organizada por João Nuno Reis, ex-Presidente da LAFI - Liga Amigos Freguesia da Isna e sócio da Casa da Comarca da Sertã.
Composta por diversos momentos, teve início com João Canto e Castro, que interpretou alguns temas com viola d’ arco e imitou algumas vozes icónicas, nomeadamente do Chefe da Casa Real, D. Duarte de Bragança, seguindo-se declamação de poemas por José de Figueiredo Costa e Teresa Machado.
Foi depois inaugurada uma exposição evocativa do Rei D. Carlos, a propósito da sua presença na Isna no início do séc. XIX para caçar javalis e cujo contexto histórico-familiar foi dado pelo historiador António Cota Fevereiro. Da autoria de João Nuno Reis, a exposição serviu também para assinalar simbolicamente os 117 anos do seu assassinato, ocorrido a 1 de Fevereiro de 1908.
Diversos produtos gastronómicos típicos da freguesia e do concelho estiveram disponíveis para aquisição, nomeadamente filhós de cova, mel, azeite e maranhos, bem como o livro “O Voo do Milhafre Sobre a Isna”, Volume I, editado pela LAFI, tendo a iniciativa terminado com um lanche-convívio.
A exposição «El-Rei Dom Carlos» poderá ser visitada até dia 8 de Março, mediante marcação.»
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet