"Walking Football" apresentado na Sertã

Uma turma da Academia Sénior da Sertã foi brindada com a apresentação da iniciativa “Walking Football” da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na manhã desta quinta-feira, 6 de Fevereiro. 

  • Desporto
  • Publicado: 2025-02-09 20:40
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Como o próprio nome indica,“Walking Football” (futebol a andar) consiste numa variante do futebol, pensada para pessoas com mais de 50 anos, com o intuito de incentivar a prática desportiva, contribuindo para o combate ao isolamento, ao sedentarismo e à depressão e melhorando os índices de saúde e de interacção social dos praticantes.

Arménio Pinho, Diretor da FPF, contextualizou o surgimento do projeto no âmbito de investigação científica e aplicado a idosos e doentes, destacando os seus inúmeros benefícios. Recordou o facto de Portugal ser um país envelhecido, focando esta região em particular e, assim, demonstrou as potencialidades e mais-valias da prática deste tipo de modalidades, que conquista cada vez mais praticantes e que “faz toda a diferença na vida das pessoas. O projeto nasceu há mais de dois anos e tem vindo sempre a crescer”, sublinhou Arménio Pinho. Referiu que a modalidade tem registado mais praticantes do género feminino e, por isso, lançou o desafio para que mais homens possam também aderir à modalidade.

Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, agradeceu à Federação Portuguesa de Futebol e à Associação de Futebol de Castelo Branco pelo desafio de ficar a conhecer a modalidade. “Os nossos seniores são muito ativos, mas queremos mais seniores ativos”, referiu a autarca. Focando o “Walking Football”, a Ginástica Sénior e a Academia Sénior, Cristina Nunes sensibilizou o público, apelando à sua participação: “estas atividades são dinamizadas para vós, são os maiores beneficiários destas atividades, e estamos aqui para colaborar e dar-vos a melhor resposta possível”.

Francisco Pires, da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), referiu as mais-valias do projeto não só a nível de saúde física, mas sobretudo na saúde mental, através do fomento de interacções sociais, combatendo o isolamento e a solidão. 

Rute Silva, gestora do projeto a nível nacional, reforçou o objetivo deste programa que passa sobretudo por levar as pessoas a praticarem a modalidade e a conviverem numa perspectiva de intercâmbio: “dinamizamos mensalmente a modalidade através de encontros em diversos locais e queremos uma equipa a representar a Sertã”.  

Após os discursos iniciais, o professor André Coelho da FPF entrou “em campo” e dinamizou vários exercícios de intensidade leve, que resultaram num momento de diversão entre todos. No final, foi pedido a cada participante que descrevesse numa palavra o que aqueles momentos tinham representado. Fazendo um balanço extremamente positivo, os participantes foram unânimes em eleger as palavras: sorriso, diversão, boa disposição e convívio.

Manuel Candeias, Presidente da AFCB, destacou a proatividade dos munícipes sertaginenses e o habitual bom acolhimento do Município da Sertã, referindo que “estão reunidos todos os ingredientes para que o “Walking Football” seja uma realidade no concelho da Sertã”.

Rui Antunes, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto, reforçou a abertura e disponibilidade do Município da Sertã em acolher e implementar este tipo de projetos desportivos.

“Walking Football” integra-se no plano estratégico da Federação Portuguesa de Futebol “FUTEBOL 2030”, que a federação pretende implementar nas 22 associações de futebol a nível nacional. Refira-se que, no mês de março, decorrerá mais uma sessão de apresentação da modalidade, noutro local do concelho.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB