Diário Digital Castelo Branco - Penamacor destaca livro e exposição sobre José Augusto Vaz Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor destaca livro e exposição sobre José Augusto Vaz

A Sala polivalente da Escola de Música (Ex-Quartel) vai receber, no dia 15 de fevereiro, pelas 16:30, a apresentação do livro "José Augusto Vaz - Antologia Poética", livro coordenado por Adélio Amaro.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-02-13 22:41
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A apresentação estará a cargo de Sandra Vaz, filha de José Augusto Vaz, sendo que será seguida de um momento musical pelo Rancho da Região de Leiria. Antes, no mesmo dia, é inaugurada, pelas 16:00 horas, a Exposição “Pelo Teu Olhar - Um passeio fotográfico pela poesia de José Vaz” e que estará patente até ao dia 2 de março, no Museu Municipal de Penamacor.

José Augusto Vaz nasceu na vila de Penamacor, no dia 21 de outubro de 1953. Fez o Curso Comercial do Ensino Secundário na Covilhã e foi viver para Lisboa onde, depois de trabalhar na antiga Caixa da Previdência como tarefeiro, concorreu para Leiria, como administrativo, vindo para a cidade do Lis com a família em 1977.

O livro “José Augusto Vaz - Antologia Poética” reúne 160 poemas do autor, alguns deles inéditos. A obra impõe-se numa tentativa de enaltecimento da obra do poeta, incluindo livros editados em nome próprio, assim como diversas participações em revistas, edições coletâneas e antologias nacionais e estrangeiras. O livro foi organizado pelo Rancho da Região de Leiria e contou com a colaboração dos Municípios de Penamacor e Leiria, entre outros parceiros.

Já a exposição “Pelo Teu Olhar - um passeio fotográfico pela poesia de José Vaz” une as visões de cinco fotógrafos, selecionados por Sandra Vaz (filha de José Vaz), no intuito de olhar e reescrever, através da imagem fotográfica, a poesia de José Augusto Vaz. Nela encontram-se quinze fotografias que espelham a realidade paisagística, numa viagem sensitiva, regida sempre pelo tema base, a obra poética de José Augusto Vaz, onde às imagens se associam as palavras e às palavras se associam as leituras a diferentes vozes.

Esta mostra pode ser visitada durante o normal horário de funcionamento do Museu Municipal, de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 horas e entre as 14:00 e as 17:30.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB