Oleiros: Município deu início a trabalhos para criação de “Condomínios de Aldeia”

Já se iniciaram na Silvosa, na Freguesia de Sarnadas de São Simão, os trabalhos de limpeza de faixas de gestão de combustíveis ao redor do aglomerado populacional no âmbito da implementação do “Condomínio de Aldeia”. 

  • Região
  • Publicado: 2025-03-20 22:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para um maior esclarecimento junto da população, o Município de Oleiros promoveu em todas as freguesias durante o mês de março, com o apoio das Juntas de Freguesia, reuniões com proprietários e residentes.

Estes encontros tiveram a presença do Gabinete Técnico Florestal, da Divisão de Urbanismo, Obras Municipais e Serviços Urbanos e do Serviço Municipal de proteção Civil do Município e de elementos do SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza, do Ambiente, das Juntas de Freguesia e de responsáveis pela empresa Ambiflora, a quem foi adjudicado a empreitada dos trabalhos de reconversão dos terrenos.

Estas reuniões serviram também para facilitar a necessidade de identificação dos proprietários de terrenos onde vão ser realizados trabalhos de limpeza e reconversão da ocupação do solo.

“Com a implementação das ações delineadas, queremos reforçar a segurança da população, tanto pela alteração do uso dos solos, que fará abrandar a progressão dos incêndios, quanto pela sensibilização da população para lidar com estas catástrofes”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques que também participou em algumas destas reuniões.

O Município de Oleiros tem aprovada uma candidatura ao Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta, do Fundo Ambiental, no valor de 636.215 mil euros, para assegurar a existência de faixas de gestão de combustível em redor de 13 aldeias onde vão ser implementados “Condomínios de Aldeia”.

O investimento vai, contudo, atingir os 700 mil euros, devido a intervenções adicionais que o Município vai efetuar no domínio da minimização de riscos face aos incêndios.

Os 13 Condomínios de Aldeia são ser criados em Adgiraldo e em Casas da Zebreira, na Freguesia do Orvalho, em Chelhinho, na Freguesia do Mosteiro, em Covão e na Urraca, na Freguesia de Oleiros-Amieira, no Rouco de Baixo e no Rouco de Cima, na Freguesia de Cambas, na Silvosa, na Freguesia de Sarnadas de São Simão, em Vale da Lousa, na Freguesia da Isna, em Vilar Barroco, na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, em Vilar Fundeiro, na Freguesia da Madeirã, em Leiria de Cima, na Freguesia do Sobral, e em Álvaro.

Paralelamente, em cada uma delas, será implementado o Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB