Fundão: Edifício da Auto Transportes dá lugar a Central de Camionagem

O edifício da Auto Transportes do Fundão vai passar a ser a Central de Camionagem da cidade, com 9 cais de embarque, seis deles no interior, para instalar todos os operadores. Os serviços passarão para aquele local até final do mês.

  • Região
  • Publicado: 2025-04-03 16:11
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O protocolo entre a Câmara Municipal, que é a autoridade de transportes no concelho, e a Auto Transportes do Fundão foi aprovado ontem, dia 1, na reunião do executivo, por unanimidade, adianta a Rádio da Covilhã.

Salvaguardando que no futuro poderá haver uma Central de Camionagem no outro lado da linha de caminho de ferro, como prevê o PDM, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes, disse que “no curto prazo” esta é a solução encontrada pelo Município.

Uma solução que “traz segurança, comodidade e mais qualidade ao serviço prestado”, sublinhou.

Aponta também como vantagem a localização, relatando que fica próximo de escolas, da estação da CP e, praticamente, no centro da cidade.

Na reunião foi explicado que as negociações entre o Município e os diferentes operadores, cada um com seu local de trabalho, nomeadamente a Transdev, Rede Expressos e Flixbus, já decorrem há algum tempo e que estes serão agora notificados desta decisão, esperando que “de forma colaborativa” passem a operar na nova central até final do mês.

No acordo aprovado está previsto o pagamento, por parte da autarquia, de 600 euros mensais. Os operadores pagarão à autarquia uma taxa de utilização.

A autarquia já fez obras de melhorias no espaço. Paulo Fernandes vinca que “o centro de transportes será inequivocamente este e a partir deste momento os operadores devem passar a ter ali as suas operações e o seu cais de embarque”, frisando que “este é um ganho relevante para a causa dos transportes no concelho”.

Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão acrescenta que esta mudança é fundamental por questões de segurança, mas também para a organização de paragens e do trânsito na cidade do Fundão.

A bancada do PS votou favoravelmente o protocolo. Joana Bento sublinha que é uma reivindicação antiga dos vereadores socialistas, frisando que “é um passo que cria condições condignas para quem usa transportes públicos”.

Os operadores que têm locais de paragem diferentes daquele vão agora ser notificados pela autarquia, para que, pelo menos até final do mês, os trabalhos fiquem centrados neste novo local.

Na reunião ficou sublinhado que esta decisão é da competência do Município.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB