Lançamento do website do projeto europeu Red CIFT para a promoção do turismo sustentável através das rotas fluviais entre Espanha e Portugal. A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) é parceira do projeto, liderado pelo Cluster Marítimo e Marinho da Andaluzia (CMMA) e desenvolvido por entidades de Espanha e Portugal.
As entidades parceiras do projeto RedCift apresentam o site do projeto europeu Interreg Espanha-Portugal VI A da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT): https://red-cift.eu/ . Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.
O projeto, liderado pela CMMA e cofinanciado pela União Europeia, conta com a colaboração de parceiros de Espanha e Portugal, incluindo a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), a Associação Gallega de Actividades Náuticas (AGAN+), o Clúster del Turismo de Extremadura (Cluturex) e a Associação Ibérica de Municípios Ribereños del Duero (AIMRD).
O site, recentemente lançado, oferece uma experiência enriquecedora através de diferentes secções dedicadas a notícias atuais, itinerários náutico-culturais e recursos didáticos. Este espaço foi concebido para promover o turismo responsável, preservar o património cultural e natural e promover a inclusão social nas comunidades locais.
O portal inclui também uma secção com informações sobre os itinerários náutico-culturais propostos. Além disso, disponibiliza recursos educativos que permitem aos utilizadores conhecer as atividades relacionadas com o turismo fluvial, cultural, gastronómico, desportivo e de natureza. Tudo isto através da seção “Serviços”, que oferece informações sobre rotas de ecoturismo e observação da vida selvagem, bem como experiências gastronómicas durante a navegação.
Com uma abordagem inovadora, o projeto europeu POCTEP REDCIFT Rede da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços é uma iniciativa lançada a 22 de julho de 2024 e visa aumentar o turismo fluvial sustentável e diversificar a oferta para além do turismo tradicional, assegurando simultaneamente um equilíbrio entre a atividade turística, a conservação ambiental e o desenvolvimento local, além de reforçar a cooperação transfronteiriça e promover novas oportunidades económicas. Tudo isto, contribuindo para uma colaboração mais estreita entre Espanha e Portugal, consolidando a sua posição como uma referência no turismo fluvial sustentável a nível internacional.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet