Fundão: Boidobra revive tradição quaresmal “Cantar dos Martírios” após 6 anos de interregno

O Rancho Folclórico da Boidobra promove, no próximo dia 17 de Abril, a partir das 22:00 horas, o tradicional "Cantar dos Martírios", uma expressão cultural única que evoca o espírito e a memória da Quaresma.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-04-05 15:17
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Após seis anos de interregno, esta tradição regressa à freguesia da Boidobra, com o objetivo de recriar um dos costumes mais marcantes deste tempo litúrgico. O "Cantar dos Martírios" remete para uma época em que, por respeito à Quaresma, era proibido dançar ou cantar temas festivos, sendo apenas permitidos cânticos de índole religiosa.

Na Boidobra, os "Martírios" assumiam particular destaque. Este canto tradicional narra, quadra a quadra, o sofrimento de Jesus Cristo na cruz – desde os cabelos até aos pés – numa profunda evocação do seu martírio. Originalmente, estas quadras eram entoadas por duas vozes potentes, colocadas em pontos elevados da aldeia, que se faziam ouvir alternadamente à distância, num impressionante exercício de devoção e ressonância comunitária.

O Rancho Folclórico da Boidobra convida toda a comunidade a participar e testemunhar este momento de recolhimento e memória coletiva, reforçando o seu compromisso com a preservação e valorização das tradições imateriais da região.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB