Galeria albicastrense expõe "Florestas entre Traços" até 24 de Maio

A Galeria Castra Leuca Arte Contemporânea vai inaugurar a exposição "Florestas entre Traços", da jovem artista brasileira Luíza Rizzo, no próximo dia12 de Abril, pelas 16:00 horas, nas instalações da galeria em Castelo Branco.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-04-06 23:23
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Nesta mostra, Luíza Rizzo propõe um olhar sensível e profundo sobre a relação entre dois ecossistemas distantes — a Floresta Amazónica e a Floresta Laurissilva — através do desenho enquanto gesto de escuta, imersão e pertença. A exposição cruza arte contemporânea, etnobotânica e narrativa autoetnográfica, e inclui ainda um livro de artista, que funciona como diário visual e parte integrante da instalação.

"Florestas entre Traços" convida o público a repensar as fronteiras — geográficas, culturais e sensoriais — entre paisagens e identidades, explorando a natureza como território de memória e descoberta.

O desenho, para Luíza Rizzo, é um fio que conecta territórios e memórias. Em Florestas entre Traços, a artista se insere no fluxo da paisagem, explorando as relações invisíveis entre a Floresta Amazônica e a Floresta Laurissilva. Seu trabalho não apenas observa, mas escuta a ancestralidade vegetal, transformando o desenho em portal sensorial.

A curadora Sandra Birman (@sandrabirmanstudio) destaca como Rizzo atravessa as fronteiras entre arte e etnobotânica por meio de uma abordagem autoetnográfica, onde desenhar é também um ato de pertencimento. O nanquim e o carvão evocam a materialidade da floresta, capturando ritmos que vão além da simples representação botânica. Suas linhas desdobram-se em um movimento contínuo, revelando tanto a paisagem externa quanto sua interioridade.

Como imigrante entre Brasil e Portugal, a artista vivencia o deslocamento como parte de sua identidade. Mais que ecossistemas semelhantes, Amazônia e Laurissilva se tornam um diálogo sobre memória e pertencimento.

Mais que uma exposição de desenhos, Florestas entre Traços convida à reflexão sobre nossa relação com a natureza e as fronteiras que nos atravessam. Cada traço pode ser um elo entre paisagens distantes, mas profundamente entrelaçadas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB