Covilhã promove “Semana de Literatura e Design” de 11 a 17 de Maio

Homenagens, conversas, exposições literárias, oficinas, uma instalação artística, uma feira do livro, o concurso municipal de leitura e o lançamento do projeto “Debuxo conta história” algumas das iniciativas que integram a primeira edição da Trama – Semana de Literatura e Design que se realiza na Covilhã, entre os dias 11 e 17 de Maio.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-04-15 07:24
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A iniciativa, cujo nome alia o léxico literário a um dos termos usados no universo dos lanifícios que marcam a cidade, é organizada pela Câmara da Covilhã e também integra a Trienal Internacional de Design, que está a decorrer ao longo da primavera, no âmbito plano de ação da classificação como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.

Com o objetivo de contribuir para a promoção do livro e da literatura, bem como para o sucesso educativo através das artes, a Trama – Semana de Literatura e Design conta com a participação de escritores, designers e outras figuras de de reconhecido mérito, como Ana Sabino, André Letria, Afonso Cruz, Francisca Camelo, Jorge dos Reis, Tatiana Salem Levy, Luís Miguel Moreira Pinto, Inês Fonseca Santos, Ricardo Henriques, Mário Augusto, Rachael Caiano, Rita Redshoes e Rodolfo Castro.

Personalidades que interligam as duas áreas e que vão contribuir para enriquecer um programa muito ambicioso e plural”, tal como anotou a Vereadora com o Pelouro da Cultura, Regina Gouveia, na apresentação do evento.

“Era o evento que sentíamos que nos faltava”, resumiu, salientando que o programa é essencialmente pensado para o universo escolar e que explora a ligação entre a literatura e o design, mostrando que o livro não é apenas um repositório de conteúdo textual, mas que também integra design, componente que pode influenciar a compreensão e receção da obra.

O evento também tem lugar para homenagens a escritores nascidos no Concelho da Covilhã, como José Marmelo e Silva, que vai dar nome a uma rota literária na Freguesia do Paul, a Lúcio Craveiro da Silva, a Melo e Castro, a Maria Mello Giraldes e a Alçada Baptista.

A realização de uma Feira do Livro, do Concurso de Literatura “Fia-te num Livro”, as conversas literárias, leituras encenadas, os cafés literários com os vários convidados, oficinas de design, bem como a apresentação contada de Rita Redshoes com Mário Augusto e a instalação artística “Literatura & Design fora de portas”, do artista Luís da Cruz, são alguns dos destaques. 

A proposta também integra o lançamento do projeto “O Debuxo conta História”, que foi concebido por André Letria e que vai ser desenvolvido com as escolas locais, em que as crianças vão ser desafiadas a criar num quadrado de debuxo uma ilustração, que depois segue para escritores para criarem os respetivos textos. Os resultados desta junção vão depois ser apresentados numa exposição.

Neste evento vai ainda ser assinado o protocolo entre o Município da Covilhã e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, tendo como foco a apresentação da próxima edição do “Prémio Design do Livro”, cuja cerimónia nacional de entrega do prémio vai decorrer na Covilhã. 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB