Foi inaugurada esta sexta-feira, 11 de abril, na Galeria Municipal de Oleiros, a exposição de arte sacra e colecionismo dedicada a Santo António, figura religiosa de grande devoção. Integrada no período pascal, a mostra pode ser visitada até 25 de Maio.
A exposição apresenta dois núcleos distintos: “Numa coleção, uma homenagem”, da oleirense Ercília Silva, e “Santo António no artesanato”, da autoria de Mário Coelho, um dos maiores colecionadores da imagem de Santo António em Portugal. O conjunto reúne peças artesanais de norte a sul do país, revelando a diversidade de estilos e materiais utilizados por artesãos que mantêm viva a tradição e a devoção ao santo lisboeta.
Na cerimónia de inauguração, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, sublinhou o simbolismo da exposição: “Está ligada a algo que a todos nós nos diz muito, que é o Santo António”. Referiu ainda que as peças foram temporariamente cedidas para integrar a mostra.
O Presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, agradeceu aos colecionadores pela cedência das obras e destacou que esta “é mais uma exposição de imenso valor”, que prova que “no interior é possível mudar um pouco o paradigma, daqueles que pensam que o acesso à cultura e o acesso a exposições deste calibre, só é possível nos grandes centros urbanos”.
Durante a apresentação, Ercília Silva partilhou a dimensão emocional da sua coleção, explicando que a devoção ao Santo António lhe foi transmitida pelo pai: “Cada peça que adquiro é mais uma para levar para perto dele, agora que já não o tenho”.
Já Mário Coelho frisou a representatividade nacional das peças expostas, que incluem exemplares do Algarve aos Açores, passando pelo Minho: “Há um pedacinho de todo o país”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet