Por: Diário Digital Castelo Branco
O mais recente estudo da Pordata,base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, sobre os municípios portugueses em várias vertentes, já a antever as eleições autárquicas de 2025, revela um dado surpreendente. Os três municípios do país que mais reduziram o índice de envelhecimento entre 2021 e 2024 pertencem todos ao distrito de Castelo Branco.
“Oleiros, Penamacor e Vila de Rei registaram a maior diminuição deste indicador demográfico, que mede a relação entre a população idosa e a população jovem”, revelam os dados a que o Mais Beiras Informação teve acesso. Em Oleiros, o número de idosos por cada jovem menor de 15 anos era de 7.91 e é agora de 6.99. Em Penamacor, reduziu de 7 para 6.18 e em Vila de Rei, já mais avançado neste tipo de políticas e com alterações visíveis já nos períodos anteriores, passou de 4.33 para apenas 3.62.
A redução do envelhecimento nestes territórios está a refletir dinâmicas recentes de fixação de jovens que têm sido implementadas, e que têm levado a um ligeiro aumento da natalidade, assim como a novos movimentos migratórios, contrariando a tendência nacional de envelhecimento da população.
Este destaque coloca o distrito de Castelo Branco no centro das atenções no debate sobre coesão territorial e políticas de revitalização demográfica, às vésperas das eleições autárquicas de 2025.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet