Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 27 de janeiro de 2026

Penamacor: Procura de Festa das Varas do Fumeiro garante continuidade

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Festa das Varas do Fumeiro registou uma acentuada procura por parte de visitantes ao regressar à aldeia de Aranhas, entre os dias 23 e 25 de Janeiro.

O certame, que celebra uma das mais genuínas tradições locais, destacando os saberes e sabores da gastronomia tradicional, a preservação do património cultural e a valorização das suas raízes e tradições, teve como um dos momentos altos o Desfile das Varas, no sábado, dia 24, momento em que decorreu, igualmente, o Cantar das Janeiras, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão do Fumeiro.

O certame arrancou na sexta-feira, dia 23, com uma visita às cerca de três dezenas e meia de expositores presentes. Nessa noite, destaque ainda para os concertos Revivendo as Janeiras, na Igreja Matriz, que apresentou uma reinterpretação criativa e inovadora das Janeiras por uma orquestra profissional e grupos de todas as freguesias do concelho, e dos Mini-Break, de Rúben Vieira (Ben), Nuno Figueiredo e Fábio Mestre, no Largo da Igreja.

Já no sábado, dia 24, depois do tradicional Desfile das Varas, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, também no Largo da Igreja.

Finalmente no domingo, dia 25, a tarde arrancou com a atuação do Grupo de Danças das Ellas (Espanha), no mesmo local, ponto que acolheu igualmente o XXV Festival de Folclore local. Este ano, a iniciativa contou com a participação, como vem sendo habitual, de ranchos de vários pontos do país, mas também da vizinha Espanha, a saber: Adufeiras de Idanha-a-Nova, Grupo de Folklore U Fresno de Valverde del Fresno (Espanha), Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, Grupo Folklore de Esparragosa de la Serena (Badajoz – Espanha) e o anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas.

Ainda na tarde de domingo, foi realizada uma homenagem a José Ramos Domingues, poeta, músico, pintor, ator e escritor, natural de Aranhas, pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e pelo Rancho Folclórico locais e por Armindo Borges, a quem foi entregue uma lembrança em sinal de reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido em prol da freguesia de Aranhas e da causa pública. Pela aldeia, as paredes foram também vestidas com a obra do homenageado.

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, José Miguel Oliveira, garantiu que este reconhecimento é uma homenagem a um dos melhores entre os melhores do concelho. “Não tive oportunidade de conhecer o Zé Domingues quando andou por estas ruas a fazer as suas poesias, as suas músicas e as suas pinturas, mas sou legítimo representante de um povo que sabe ser grato e sabe homenagear os melhores dos seus melhores. Zé Domingues representa isso mesmo: um homem que se entregou à causa pública, ao rancho, às coletividades e à população de Aranhas. Esta homenagem da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, do Rancho Folclórico de Aranhas e do Armindo Borges é o nosso sinal de agradecimento e reconhecimento. Em nome da Câmara Municipal, da população do concelho e de todos os aranhiços o nosso muito obrigado. Bem-haja Zé Domingues”, disse. 

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor fez, ainda, um balanço do certame. “Quero agradecer aos grupos que se deslocaram até nós para participar neste Festival de Folclore porque abrilhantaram esta magnífica festa. É muito importante juntarmos a tradição do fumeiro à tradição etnográfica do concelho. Acima de tudo, o concelho de Penamacor e, em especial, a freguesia de Aranhas provaram, mais uma vez, que sabem bem receber quem nos visita. O cartaz da Festa das Varas do Fumeiro – Ainda agora aqui cheguei mostra, ano após ano, que é um cartaz que tem todas as condições para continuar e para crescer já a partir do próximo ano, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, das coletividades, mas, sobretudo, com a entrega da comunidade, dos aranhiços que abrem as suas casas e trabalham para que quem vem se sinta em casa e fazem desta festa algo único na nossa região”, disse.

De recordar que o evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aranhas, pela Câmara Municipal de Penamacor e pelo Rancho Folclórico de Aranhas e contou, todos os dias, com animação musical itinerante, com teatro de rua, com o espaço infantil Casa da Fotografia, além de muita gastronomia.

A animação de rua musical e itinerante esteve a cargo durante os três dias do evento das Concertinas às Aranhas; das Varas e Joias – As Tias da Aldeia; de Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra, de Diogo Acordeonista & Amigos, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor, de Os Folkings, de O Porco Dj, dos Viravadio, dos Picadinhos da Concertina, das Concertinas da Gardunha; dos Fanfarrões da Beira, de Frederico Alves & Amigos do Fole, dos Trovadores da Beira, dos Bombos do Barco, de Os Cientistas do Chouriço e dos Bordões da Beira.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!