Por: Diário Digital Castelo Branco
A Academia de Judo de Castelo Branco marcou presença no Campeonato AS Nacional de Cadetes 2026, realizado em Aveiro, competição organizada pela Federação Portuguesa de Judo e destinada a atletas Sub-18, nascidos em 2009, 2010 e 2011.
A prova contou com uma forte participação nacional, reunindo 307 atletas em representação de 88 clubes, o que reflete o elevado nível competitivo deste campeonato.
A Academia albicastrense fez-se representar por três judocas, todos eles a competir pela primeira vez neste escalão, num importante passo no seu percurso desportivo.
Em destaque esteve Diogo Parra, na categoria de -50 kg, que terminou a competição no 9.º lugar. No combate inaugural, o judoca da Academia defrontou um atleta do Algarve que viria a sagrar-se Campeão Nacional, seguindo posteriormente para a repescagem. Nessa fase, Diogo Parra conquistou uma vitória frente a um atleta dos Açores, acabando por ser eliminado no combate seguinte por um judoca de Coimbra.
Na mesma categoria de -50 kg, Afonso Gonçalves realizou o seu primeiro combate a este nível, não conseguindo o apuramento para a repescagem. Também Rafael Palmeiro, em -60 kg, participou pela primeira vez num Campeonato Nacional de Cadetes, tendo sido eliminado no combate inicial, sem acesso à repescagem.
Apesar dos resultados, a participação dos três atletas representa um momento importante para a Academia de Judo de Castelo Branco, evidenciando o trabalho de formação desenvolvido pelo clube e a aposta na progressão gradual dos seus judocas em competições de elevado nível nacional.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet