Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 28 de janeiro de 2026

Sertã recebe peças de Teatro com formandos da região

Por: Diário Digital Castelo Branco

Ao longo dos últimos três meses, a Associação Cultural e Artística – Teatro do Interior, dinamizou formações de teatro gratuitas na região do Pinhal Interior.

 O culminar dessas formações sobe agora ao palco em dose dupla na Sertã, com as peças “Escuta Interior” e “Festa da Neve”. Estas peças, uma criação coletiva dos formandos, serão apresentadas a 7 e 8 de Fevereiro na Casa da Cultura da Sertã e no Cineteatro Tasso, respetivamente. As entradas, em ambas as sessões, são gratuitas mediante apresentação de bilhetes previamente levantados na Casa da Cultura. 

“Escuta Interior” é a primeira peça a ser apresentada no palco da Casa da Cultura da Sertã no sábado, dia 7 de Fevereiro, pelas 21:00 horas. Esta peça provoca uma reflexão sobre os paradoxos da modernidade, deixando a questão “O que resta de nós quando desligamos o piloto automático?” Um exercício cénico que percorre as feridas e as esperanças de um território que oscila entre o “burnout” da cidade e a sabedoria do interior, entre o “bip” repetitivo das caixas de supermercado e o silêncio da floresta, numa autêntica viagem entre o barulho das máquinas e a necessidade vital de reconexão com a natureza. Com coordenação artística de Joana Lucas, esta peça será interpretada pelos formandos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. 

Já no dia 8 de Fevereiro, o Cineteatro Tasso vai receber, às 16:00 horas, a peça “Festa da Neve”. Aqui, a aproximação de uma tradicional festa de aldeia vê-se envolta em sonhos, medos e conflitos entre gerações. Enquanto um anfitrião autoritário procura transformar a festa num espetáculo grandioso, jovens questionam a sua permanência na aldeia e os mais velhos agarram-se às memórias de uma terra em mudança. Entre humor e emoção, a aldeia confronta-se com o que realmente importa: a identidade, a comunidade e a coragem de recomeçar. Sob a coordenação artística de Joana Antunes, “Festa da Neve” será interpretado pelos formados do curso de Pedrógão Grande e Sertã. 

Ambas as peças se classificam como um drama/comédia para maiores de seis anos. Criadas coletivamente, dentro de cada grupo de formandos (Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, Sertã e Pedrógão Grande) contam com a direção geral de Manuel Wiborg e produção do Teatro do Interior. Este projeto é financiado pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura (projetos pontuais) e pelos quatro municípios integrantes. Conta ainda com o apoio logístico do Sport Castanheira de Pera e Benfica e Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.

A apresentação na Sertã marca a estreia destas duas peças, que seguirão em cena pelos restantes municípios que integram esta iniciativa. Assim, “Escuta Interior” e “Festa da Neve” serão apresentadas a 21 e 22 de fevereiro no Auditório Municipal de Castanheira de Pera, 28 de fevereiro e 1 de março na Casa da Cultura de Pedrógão Grande e, por fim, a 7 e 8 de março na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos. 

De recordar, ainda, que no âmbito desta formação de teatro, após todas as apresentações, serão selecionados dez participantes para integrar um espetáculo profissional remunerado. A partir de testemunhos reais recolhidos na região, o tema desta peça versará as alterações climáticas, num texto original do escritor e dramaturgo Tiago Ribeiro Patrício e encenação de Manuel Wiborg, ator, encenador e diretor artístico do Teatro do Interior e deste projeto formativo. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!