Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 30 de janeiro de 2026

Mau tempo: Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco emite mensagem à população afectada pela tempestade Kristin

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Bispo Diocesano, D. Pedro Fernandes, emitiu uma mensagem a propósito da tempestade que se abateu sobre o País, com especial incidência na região Centro, e que afectou também o território da Diocese, com particular gravidade no eixo Sertã a Castelo Branco.

Na mensagem publicada no jornal Alto Alentejo, o Bispo declara que “A todos os cidadãos afetados pelos efeitos devastadores da depressão Kristin, especialmente às vítimas mais diretas e seus familiares,

Quero expressar a minha mais viva dor, consternação e solidariedade para com todos os que sofreram, direta ou indiretamente, com a passagem desta tempestade brutal, que atrás de si deixou um aterrador rastro de destruição e morte. Dirijo-me de modo especial a todos os que moram dentro do território da Diocese de Portalegre- Castelo Branco, tendo igualmente presentes todas as outras pessoas, das demais regiões do país afetadas. 

Diante deste terrível quadro de calamidade e sofrimento, cabe-nos manifestar a nossa proximidade, como cidadãos e como cristãos. Quero dizer a todos, especialmente aos familiares e amigos das vítimas mortais, como também a todos os que sofreram danos materiais que lhes trazem tanto prejuízo e sofrimento, que me sinto próximo, unido à sua aflição e em muita comunhão de orações. Felicito toda a solidariedade que se tem desencadeado, dentro e fora da diocese, para socorrer e apoiar as vítimas, manifestando a minha solidariedade com todas as forças vivas, públicas, privadas e também da Igreja Católica, que têm multiplicado esforços para estar junto das pessoas e minorar o seu sofrimento.

Continuarei a acompanhar de perto esta situação que faz sofrer a todos e desafia todos à solidariedade. Que a ajuda de Deus não falte àqueles que perderam tanto e acolha no seu seio de Pai aqueles que perderam a vida nesta hora de desgraça e sofrimento.

Fátima, 29/01/2026

 

Pedro, Bispo de Portalegre -Castelo Branco

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!