Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 30 de janeiro de 2026

Mau tempo: 11 das 22 freguesias de Castelo Branco estão sem eletricidade

Por: Diário Digital Castelo Branco

Onze das 22 freguesias do concelho de Castelo Branco estão sem fornecimento de energia elétrica e oito têm fornecimento condicionado, informou hoje o presidente da Câmara de Castelo Branco.

“Infelizmente ainda não conseguimos fazer o levantamento de todas as situações. Havemos de o fazer nos próximos dias, mas estão sinalizados um conjunto de prejuízos muito importante”, afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco.

Leopoldo Rodrigues, que falava durante a visita, hoje, do ministro da Agricultura e Mar a Castelo Branco, informou que no concelho 11 das 22 freguesias estavam sem energia elétrica, oito com fornecimento condicionado e apenas três com a situação regularizada.

O autarca confirmou também que Castelo Branco integra o conjunto de 60 município abrangidos pelo Estado de Calamidade decretado na quinta-feira pelo Governo.

“Tentámos desde o início acautelar a situação [energia elétrica] nos lares de idosos. Alguns não conseguimos, mas a E-Redes fê-lo através da colocação de geradores. É uma situação que nos preocupa bastante. Há pessoas já em dificuldades”, vincou.

O autarca realçou ainda a sua preocupação com as pessoas que têm problemas de saúde e que utilizam aparelhos para respiração que só funcionam com eletricidade.

“Temos um conjunto de situações que nos preocupam. Temos estado em contacto continuo com a E-Redes”, disse.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!